FANDOM

É de Casa é uma revista eletrônica matinal exibida aos sábados na Globo. No ar desde 8 de Agosto de 2015, atualmente apresentado por Patrícia Poeta, Ana Furtado, André Marques e Cissa Guimarães.

O Programa

A cada programa, no início quatro dos seis mas atualmente são cinco apresentadores se revezam semanalmente no comando. traz dicas de estilo de vida, de lazer e culinária, as últimas notícias, fala sobre os acontecimentos atuais, e recebe convidados especiais e apresentações musicais.

O estúdio do É de Casa, é literalmente uma casa cenográfica construída nos estúdios Globo, com cômodos como sala de estar, cozinha, quartos, jardim e garagem. Onde cada lugar trata sobre um assunto diferente.

Produção

Desde 2013, a Globo vinha realizando testes para uma programação de variedades aos sábados. O primeiro teste em 31 de Agosto durante o Criança Esperança, onde foi ao ar uma programação especial no dia do show, exibindo ao vivo durante a manhã edições especiais do Bom Dia Brasil, Mais Você, Bem Estar e Encontro com Fátima Bernardes. A ideia foi repetida no ano seguinte e constatou-se que a audiência era muito maior que quando era exibido somente desenhos no horário. Fazendo a Globo estudar a possibilidade de criar um programa para o horário..

Após o programa de estreia, mesmo que muitos críticos tenham elogiado o programa por trazer conteúdo em um horário dominado por enlatados, o programa gerou reações negativas do público. A maioria das críticas se dão pelas pautas fracas e previsíveis, pela quantidade de apresentadores (sendo que Tiago Leifert era a única exceção pois apresentava programas na emissora) que estavam na fora da TV ou substituindo algum apresentador em programas da emissora.

Em 27 de Agosto de 2016, Tiago Leifert integrou o time de apresentadores pela última vez. Ele, que estava no programa desde o início, deixou a apresentação para poder comandar o Big Brother Brasil no dia seguinte. Entre 23 e 30 de Abril de 2019, o ator Ricardo Pereira apresentou eventualmente a atração, repetindo o que fez no Mais Você no início do ano, quando cobriu ao lado de Ana Furtado, as férias de Ana Maria Braga.

Em 27 de maio de 2020, Zeca Camargo é dispensado da Rede Globo após 24 anos de casa, e por consequência sai do programa, que a partir de 30 de maio, terá a participação de Fernanda Gentil, em um novo quadro.