FANDOM

3% é a primeira série brasileira produzida pelo Netflix. Criado por Pedro Aguilera com direção de César Charlone, Daina Giannecchini, Dani Libardi e Jotagá Crema. A primeira temporada foi lançada em 23 de novembro de 2016, e a segunda em 27 de abril de 2018.

O elenco conta com Bianca Comparato, João Miguel, Michel Gomes, Vaneza Oliveira, Rodolfo Valente nos papéis principais.

Sinopse

Em um futuro distópico, o planeta está devastado. Em um lugar não específico do Brasil, chamado de "Continente", vive a maioria das pessoas. Um lugar miserável, decadente, e que faltam vários recursos.

Aos 20 anos de idade, todo cidadão recebe a chance de participar de um processo no qual há a chance de ir para o Maralto, o "lado de lá" . Uma região onde tudo é abundante e cheio de recursos. Porém, somente 3% dos inscritos podem chegar lá, por isso passam por uma série de provas físicas, morais e psicológicas.

Elenco

Principal

Ator Personagem Temporadas
1 2
Bianca Comparato Michele Santana Principal
João Miguel Ezequiel Principal
Michel Gomes Fernando Carvalho Principal
Vaneza Oliveira Joana Coelho Principal
Viviane Porto Aline Principal Participação
Rodolfo Valente Rafael Moreira Principal
Rafael Lozano Marco Alvarez Principal Recorrente
Bruno Fagundes André Principal
Laila Garin Marcela Principal
Cynthia Senek Glória Principal
Samuel de Assis Silas Principal
Thais Lago Elisa Principal

Recorrente

Ator Personagem Temporadas
1 2
Luciana Paes Cássia Recorrente
Zezé Motta Nair Recorrente
Sérgio Mamberti Matheus Recorrente
Mel Fronckowiak Julia Recorrente Participação
Luana Tanaka Ágata Recorrente
Fernanda Vasconcellos Laís Recorrente
Maria Flor Samira Recorrente
Roberta Calza Ivana Recorrente

Produção

Os criadores da série estudaram juntos na USP, onde Pedro Aguilera criou o roteiro para a série aos 20 anos de idade. Junto com amigos, foram gravados três episódios pilotos, porém dez emissoras não aceitaram a proposta de exibição da série.

Com isso, os três pilotos foram postados no YouTube, onde chegou à 1 Milhão de Visualizações. Foi feito um abaixo-assinado na internet para que a Netflix produzisse a série. A petição foi um fracasso: apenas 35 assinaturas. Porém em 11 de Março de 2016, o site anunciou a produção da série.

3% foi regravada nas periferias de São Paulo, nos bairros Heliópolis, Vila Madalena, Parque da Juventude e Ocupação Cine Marrocos. Sendo gravada em 4K. Tornando-se a primeira série brasileira produzida pela Netflix e a segunda da América Latina (a primeira foi a argentina Club de Cuervos).