FANDOM

A Tarde é Sua é um programa vespertino diário exibido pela RedeTV! de segunda à sexta das 15h às 17h. Apresentado por Sônia Abrão, estreou em 1º de maio de 2006.

O Programa

Na descrição do site da RedeTV!, o programa "vem reafirmar o traço mais característico da jornalista Sonia Abrão: a opinião contundente. Com base na informação qualificada, coloca em pauta notícias sobre artes, comportamento, política, saúde, economia, educação, objetivando a participação do público, a interação, a troca de idéias. (...) Enfim, é um espaço aberto para todos os que tem algo a dizer, trazendo sempre convidados muito especiais, entre especialistas, artistas e personalidades, para levar, a cada dia, cultura, entretenimento e prestação de serviço".

Na realidade, a atração mescla o jornalismo policial com as notícias sobre o universo das celebridades. O programa debate os acontecimentos de maior destaque no jornalismo policial do país, trazendo especialistas no assunto e entrevistas.

O A Tarde é Sua também dá destaque para as notícias sobre celebridades. No quadro "Roda da Fofoca", Sonia Abrão se reúne com Márcia Piovezan, Jeff Benício, Vida Vlatt (como Ofrásia) e Vladimir Alves em volta de uma mesa com diversas revistas e jornais onde comentam e debatem sobre acontecimentos recentes na vida dos famosos, entre brigas, casamentos, separações, etc. Além de também comentarem sobre os acontecimentos recentes nas novelas e reality shows.

O programa também abre espaço para assuntos relacionados ao espiritismo com a sensitiva Márcia Fernandes. Além de trazer matérias sobre assuntos curiosos em geral.

Geladeira da Fama

A "Geladeira da Fama" (ou simplesmente "Geladeira"), é uma brincadeira que o programa costuma fazer frequentemente no programa durante a "Roda da Fofoca". Com a finalidade de fazer críticas à famosos por posturas negativas. Sônia e seus colaboradores, e até convidados, escrevem o nome da celebridade em um pequeno bonequinho e coloca dentro de uma pequena geladeira vermelha simbólica em cima da mesa do cenário. Toda sexta-feria, a "geladeira" é esvaziada, e o artista pode sair dela ou não dependendo da vontade da apresentadora.

A brincadeira surgiu em 2015, junto com o "Tapete vermelho" (que é outra brincadeira que também acontece, mas com a intenção contrária, elogiar famosos por posturas positivas). É o quadro que mais repercute no programa pelas redes sociais.

De lá para cá, inúmeros famosos foram parar na famosa "Geladeira". Dentre eles estão Xuxa Meneghel, Anitta, Daniela Mercury, Luiz Bacci, José de Abreu, Fábio Porchat, Pedro Cardoso, Maria Fernanda Cândido, Amin Khader, Lívia Andrade, Neymar, Padre Fábio de Melo, Evaristo Costa, Maísa Silva, João Vicente de Castro, Gretchen, Fernanda Lima, Angélica, Andreia Sorvetão, Conrado, Jorge Souza, Marcelo Adnet, Flor, Tirulipa, Dudu Camargo, Daniele Winitts, Cacau Protásio, Larissa Manoela, Erik Jacquin, Paola Carosella, Henrique Fogaça, Vida Vlatt, Gaby Amarantos, Maytê Piragibe, Tiago Leifert, Elba Ramalho, Miriam Leitão, Glória Maria, Willian Waack, Simony, Marcos Harter, Ana Paula Minerato, Miá Mello, Maíra Cardi, Naldo Benny, Kaysar Dadour, Sabrina Sato, Bela Gil, Eliana, Danilo Gentili, Betty Faria, Aguinaldo Silva, Boninho, MC Loma, Fábio Jr., Ana Paula Renault e muitos outros.

Além de famosos, o Globo Repórter, o Domingão do Faustão e a Gazeta também já foram parar na Geladeira. Sônia Abrão se colocou nessa Geladeira em algumas ocasiões, e também até Felipeh Campos, Vladimir Alves e Thiago Rocha que fazem parte do programa. E Nelson Rubens, seu colega de emissora. O cantor Marciano é o famoso com mais tempo na Geladeira, pelo processo que moveu contra o próprio filho. Segundo Sônia.

A repercussão do quadro é tanto, que durante a final do Big Brother Brasil 18, Tiago Leifert fez um apelo em tom de brincadeira, pedindo ao vivo para que Sônia o tirasse da geladeira. Em Julho de 2018, em uma ação para promover a série nacional Samantha! da Netflix, a apresentadora colocou a personagem vivida por Emanuele Araújo na geladeira do programa, e retirando logo em seguida.

Polêmicas

O programa é constantemente alvo de polêmicas e críticas. Seu foco quase excessivo em notícias relacionadas à crimes e ao falecimento de artistas e famosos faz com que o mesmo seja considerado por parte do público como um programa sensacionalista.

A maior polêmica ocorreu em 2008 durante o sequestro de Eloá Pimentel em Santo André-SP, Sônia Abrão entrevistou via telefone o sequestrador da garota horas antes do desfecho do crime. As autoridades policiais e os comentaristas de segurança pública repudiaram totalmente essa ação (a Record também se valeu de tal atitude na época), que declararam que as conversas prejudicou as negociações existentes entre o GATE de São Paulo e o sequestrador, e contribuiu para o desfecho trágico.

José Luiz Datena, durante o Brasil Urgente, criticou a atitude da apresentadora e de outras emissoras. Segundo ele: "Quem faz esse tipo de entrevista é jornalista irresponsável porque não tem a menor capacidade de negociar com um sequestrador, que já está nervoso". O ex-comandante do BOPE Rodrigo Pimentel considerou a atitude das três emissoras com irresponsável e criminosa, afirmando que "O que eles fizeram foi de uma irresponsabilidade tão grande que eles poderiam, através dessa conduta, deixar o tomador das reféns mais nervoso, como deixaram, poderiam atrapalhar a negociação, como atrapalharam" e acrescentou dizendo que "Foi irresponsável, infantil e criminoso o que a Sonia Abrão fez. Essas emissoras, esses jornalistas criminosos e irresponsáveis, devem optar na próxima ocorrência entre ajudar a polícia ou aumentar a sua audiência".

Outra polêmica ocorreu em 2011. Na ocasião, o Mais Você de Ana Maria Braga deu ampla cobertura sobre a morte da menina Lavínia, de 6 anos, assassinada pela amante do pai, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Sônia disse em seu perfil no Twitter: “Acho que a Globo deveria mudar o nome do Mais Você para ‘A Manhã É Sua’. Tá cópia total do nosso programa na Rede TV!. Ah, só difere num ponto: nunca falamos de crime à mesa do café da manhã, como estão fazendo!”. Ela ainda afirmou: “Tudo o que não é padrão global, e ainda piorado.Se fosse o A Tarde É Sua a fazer isso no nosso cenário da cozinha, ou qualquer outro programa, lá vinha uma chuva de pedra! Mas se é atração global, vão achar até bonitinho e vão dizer que é apenas ‘morte com bolinhos’!”.[1]

Também aconteceu outra desavença em 2007, no período de exibição do Big Brother Brasil 7. Sônia e seus convidados fez diversas criticas ao participante Alberto Pereira, o "caubói" que era considerado o vilão da edição. Em 23 de Abril de 2006, o programa colocou no ar, por telefone, dois homens que supostamente seriam o pai e o irmão do ex-BBB. Os dois ofenderam a apresentadora e durante toda a entrevista se dirigiram à Sônia Abraão de forma agressiva e com palavras de baixo calão. Ao final do quadro, revelou-se que tudo não passava de uma pegadinha e que os entrevistados não eram de fatos parentes.[2]

Devido a tudo isso, Alberto moveu um processo contra a RedeTV!.pedindo uma indenização de R$1 Milhão. O ex-BBB acusava a emissora por danos morais e que isso teria resultado além da perda do prêmio do programa, na perda de seu emprego na administração da Santa Casa, em Belo Horizonte - MG. Porém, Alberto perdeu o processo, e a emissora declarou em defesa que, ao participar do reality, Cowboy concordou em expor sua vida para milhões de telespectadores[3]

Em 17 de Outubro de 2018, a comediante Vida Vlatt que havia acabado de participar de A Fazenda, teve seu contrato rompido com a RecordTV, tendo que pagar uma multa de R$100 mil. No dia anterior, ela falou ao telefone com o A Tarde é Sua revelando detalhes sobre sua entrevista ao Programa do Porchat, onde Ana Paula Renault (que participou da mesma edição do reality), que também foi convidada se retirou do palco. Vida teria quebrado uma das clausulas do contrato onde ela não podia dar entrevistas à outras emissoras.

Nesse dia, Sônia abriu o programa ao vivo se indignada revoltada com a decisão da RecordTV. Ela afirmou que a edição em questão havia sido gravada na noite do dia 16, e que Vida não sabia que a conversa iria para o ar. Chorando, ela pediu para que Rodrigo Carelli (diretor do reality) a responsabilizasse pelo ato, ao invés de multar a comediante: "Vocês estão bravos com o programa? Vem pra cima da gente. Me processa, Carelli. Prefiro que as coisas venham pra cima de mim do que da minha amiga". Ela também afirmou que não falaria mais sobre o reality no programa por conta do ocorrido e também em solidariedade a Rafael Ilha, seu amigo pessoal. Que segundo ela, estava "pisado e perseguido" dentro do programa da concorrente. [4]

Links

Referências

  1. Sônia Abrão detona Ana Maria Braga e a Globo (Fonte: TV Tudo - odiario.com
  2. Sônia Abrão apela para capitalizar em cima da rejeição do ex-"BBB" Alberto (Fonte: UOL Televisão)
  3. Ex-BBB Alberto Cowboy perde processo contra a RedeTV (Fonte: TV Foco)
  4. Sonia Abrão se revolta após Record romper com Vida Vlatt: "Processem a mim" — UOL