FANDOM

Agora é Domingo (anteriormente Agora é com Datena) foi um programa de auditório dominical da Band. Apresentado José Luiz Datena, estreou em 22 de Abril de 2018.

O Programa

Exibido à partir das 16h e quatro horas de duração, o programa era um tradicional programa de auditório dominical. Datena comandava entrevistas, atrações musicais, e apresenta histórias de vida. Uma das atrações principais era o game-show "A Fuga".

Produção e Histórico

Antecedentes

Durante anos, José Luiz Datena deixava claro seu desejo de deixar a apresentação do policialesco Brasil Urgente para comandar algum programa na linha do entretenimento como já fez anteriormente em atrações como No Vermelho (na Record), No Coração do Brasil e Quem Fica em Pé? (na Band). No final de Janeiro de 2018, o jornalista Flávio Ricco informou que a diretoria da emissora estava trabalhando na criação de um programa de auditório ao vivo para Datena com cinco horas de duração. Essa ideia veio do dono do canal, Johnny Saad, e desenvolvida pelo vice-presidente André Aguera. [1]

Com o nome de Agora é com Datena, o programa foi anunciado em uma coletiva de imprensa que promovia as várias novidades que a emissora estava preparando para aquele ano. Inicialmente previsto para estrear. Em 9 de Março, Datena se despediu do Brasil Urgente deixando o comando para seu filho, Joel Datena. Previsto para estrear em 15 de Abril, o novo programa teve seu lançamento adiado para o dia 22 por uma questão estratégica. [2]

Agora é com Datena

O novo dominical estreou em 22 de Maio às 15h. O tradicional programa de auditório tinha em seu início seis horas de duração, contendo entrevistas e atrações musicais. A grande novidade ficava com o game show "A Fuga" exibido nas primeiras horas. O primeiro programa marcou 3 pontos de média, mantendo a mesma audiência dos domingos anteriores mas sem elevar.

O recém estreado programa dividiu opiniões. Embora aceito por uma parte do público, colecionou críticas pelo seu ritmo considerado arrastado e pela duração excessiva (exagerado para os padrões atuais). Com isso, semanas depois, o programa teve sua duração diminuída para quatro horas. Em 27 de Maio, cobriu ao vivo a greve dos caminhoneiros, fazendo com que a audiência reagisse. Neste dia, 4,8 Pontos de média e 7,4 de Pico. Após esse momento, o dominical passou a dar mais foco para o conteúdo jornalístico. Sobretudo, policial.

Agora é Domingo

Na primeira semana de Julho de 2018, Datena surpreendeu à todos anunciando que se candidatará ao senado em São Paulo nas eleições deste ano. Por conta isso, o Agora é com Datena teve que sair do ar, tendo seu último programa exibido com este nome em 24 de Junho. Inicialmente, a Band escalou Joel Datena para comandar o programa até a volta do titular após o período eleitoral. Contudo, a emissora decidiu mudar o nome do programa temendo alguma acusação de campanha eleitoral.

Com isso, o programa passou a se chamar Agora é Domingo e foi reformulado por completo. Deixou de ser um programa de auditório para se tornar um programa de variedades com reportagens e entrevistas. Além disso, perdeu mais duas horas de duração sendo exibido das 18h às 20h. O horário das 16h às 18h passou a ser ocupado por outro novo programa, o Brasil da Gente apresentado por Netinho de Paula. Ambos as atrações estrearam em 1º de Julho de 2018.

Retorno de Datena

Após muita indecisão de Datena sobre concorrer ou não ao Senado, o apresentador finalmente desistiu da sua candidatura e retornou à Band em 15 de Junho de 2018. A atração voltou a ser um programa de auditório como antes, mas continuou a se chamar Agora é Domingo.

Cancelamento

Mesmo com várias mudanças, o programa não conseguiu surtir os efeitos desejados na audiência. Sendo assim, em dezembro de 2018, a emissora anunciou que a atração deixaria de ser exibida em Janeiro de 2019. A principio, era anunciado que isso seria apenas um intervalo e que o programa retornaria em seguida. Mas depois, o cancelamento definitivo foi oficializado. O último Agora é Domingo foi exibido em 30 de Dezembro de 2018. Após o fim, Datena retornou ao comando do Brasil Urgente. Ele já apresentava o programa ocasionalmente, mesmo após ter anunciado sua despedida do jornalistico.

Referências

  1. Datena vai estrear novo programa na Band aos domingos — Flávio Ricco (UOL)
  2. Por estratégia, Band adia estreia de novo programa de Datena para o dia 22 — UOL