FANDOM

Aguinaldo Silva é um autor de novelas, escritor e roteirista.

Trajetória

Aguinaldo Ferreira da Silva nasceu em 7 de Junho de 1943 em Carpina, Pernambuco. Na adolescência escreveu o romance "Redenção para Job" enquanto trabalhava em um cartório de Recife. Em 1962, passou a trabalhar no jornal Última Hora Nordeste, inicialmente como repórter de aeroporto e depois como copidesque.

Após o fechamento do Última Hora, Aguinaldo foi para o Rio de Janeiro onde tornou-se repórter policial do jornal O Globo. Nos anos 70, foi editor de O Lampião, o primeiro jornal gay do país, de vida curta. Em 1979, foi convidado a ser um dos autores da série Plantão de Polícia da Globo, por conta de sua experiência como repórter policial.

Com o sucesso da série, escreveu alguns episódios de Malu Mulher em 1979. E posteriormente, minisséries como Lampião e Maria Bonita, Bandidos da Falange, Padre Cícero e Tenda dos Milagres. Em 1984 escreveu sua primeira novela, Partido Alto, ao lado de Glória Perez. Em 1985, escreveu Roque Santeiro a partir do capítulo 40 (os primeiros capítulos foram escritos por Dias Gomes), novela que foi um enorme sucesso e teve a maior audiência da década.

Em 1988, foi coautor de Vale Tudo junto com Gilberto Braga e Leonor Bassères. Em 1989 escreveu Tieta, baseada na obra de Jorge Amado, que registrou 65 pontos de média..Em 1992, ao lado de Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, escreveu Pedra sobre Pedra. Escreveu A Indomada em 1997, Suave Veneno em 1999 e Porto dos Milagres em 2001.

Escreveu em 2004, a novela Senhora do Destino, que se tornou o folhetim de maior audiência dos anos 2000. Cuja média geral de 50 pontos não foi superada até hoje por nenhuma novela que veio depois. Em 2007, lançou Duas Caras, que foi a primeira novela da Globo exibida em alta definição. Em 2009 escreveu a minissérie Cinquentinha. Em 2010, foi supervisor de Tempos Modernos na Globo e de Laços de Sangue da portuguesa SIC. Com este último, ganhou seu primeiro Emmy Internacional.

Em 2011 escreveu a minissérie Lara com Z, spin off de Cinquentinha, e a novela Fina Estampa. Novela que ganhou um remake hispânico em 2013, no qual foi supervisor. Em 2014, escreveu Império, que ganhou o Emmy Internacional de Melhor Novela no ano seguinte. Em 2018, escreveu O Sétimo Guardião.

Considerado um dos novelistas mais conhecidos do Brasil, Aguinaldo se consagrou com suas histórias regionalistas com realismo fantástico que foram pano de fundo para muitas de suas novelas. É conhecido também por ser detentor das maiores audiências da história da teledramaturgia brasileira: Roque Santeiro foi a novela de maior audiência da década de 80, Senhora do Destino foi a maior da década de 2000, e Fina Estampa a maior da década de 2010.

Em 2014, recebeu o título de Comendador da Ordem do Mérito Cultural. Em 2 de Janeiro de 2020, foi anunciado sua saída da Globo, por meio de um comunicado emitido pela emissora. Atualmente é radicado em Portugal, onde reside, tendo cidadania portuguesa.

Trabalhos na TV

Ano Título Função Notas
1979 Plantão de Polícia Autor Principal com Doc Comparato, Antônio Carlos Fontoura, Leopoldo Serran e Ivan Ângelo
1981 Obrigado Doutor Coautor com Walther Negrão
1982 Lampião e Maria Bonita Autor Principal com Doc Comparato
1983 Bandidos da Falange
1984 Padre Cícero
1984 Partido Alto com Glória Perez
1985 Tenda dos Milagres com Regina Braga
Roque Santeiro Coautor com Dias Gomes
1987 O Outro Autor Principal
1988 Vale Tudo com Gilberto Braga e Leonor Bassères
1989 Tieta com Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares
1990 Riacho Doce com Ana Maria Moretzsohn
1991 O Dono do Mundo Processo de Criação com Gilberto Braga
1992 Pedra sobre Pedra Autor Principal com Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares
1993 Fera Ferida
1996 O Campeão Supervisor com Ricardo Linhares
1997 A Indomada Autor Principal
A Justiceira Coautor com Daniel Filho, Doc Comparato e Antônio Calmon
1998 Meu Bem Querer Supervisor com Ricardo Linhares
1999 Suave Veneno Autor Principal
2001 Porto dos Milagres com Ricardo Linhares
2004 Senhora do Destino
2007 Duas Caras
2009 Cinquentinha com Maria Elisa Berredo
2010 Tempos Modernos Supervisor com Bosco Brasil
2010 Laços de Sangue com Pedro Lopes (Portugal)
2011 Fina Estampa Autor Principal
Lara com Z com Maria Elisa Berredo
2013 Marido en Alquiler Supervisor com Perla Farias (EUA)
2014 Império Autor Principal
2014 Boogie Oogie Supervisor com Rui Vilhena
2018 O Sétimo Guardião Autor Principal com Joana Jorge