FANDOM

Ana Maria Braga é uma apresentadora, jornalista e escritora.

Trajetória

Ana Maria Braga Maffeis nasceu em 1 de abril de 1949, em São Joaquim da Barra, no interior de São Paulo. Após ter estudado em internatos, fugiu de casa adolescente para poder estudar. Cursando biologia em São José do Rio Preto, e depois, mudou-se para a capital paulista para fazer se especializar na área..

Para pagar seus estudos, Ana começou a trabalhar na Tupi, onde apresentou os jornais e outros programas da emissora. Tomando gosto pela nova função, cursou a faculdade de jornalismo para se aprimorar. No início da década de 80, após a extinção da emissora, trabalhou por muitos anos como assessora de imprensa e diretora comercial das revistas femininas da Editora Abril.

Após ser demitida da editora, retornou à televisão em 1993 apresentando o Note e Anote na Record, onde ficou por sete anos. Na atração, que chegou a entrar no Guiness Book como o programa de maior permanência no ar (7 horas diárias no ar), consagrou-se como apresentadora de programa feminino. E criou em 1997 o Louro José, um fantoche de papagaio manipulado por Tom Veiga. Com o sucesso, também na mesma emissora, apresentou um talk-show noturno: o Programa Ana Maria Braga.

Em 1999, deixou a Record após problemas com a emissora. No mesmo ano, assinou contrato com a Globo e estreou no Mais Você. Inicialmente vespertino, o programa tornou-se matinal tempos depois, e é apresentado por Ana até hoje. Tirou licença da atração entre julho e novembro de 2011 para tratar de um câncer.

Atualmente, Ana Maria é considerada uma das principais apresentadoras da TV brasileira e da Globo. Conhecida também como "Namaria" ou "La Braga", é uma das artistas que mais fatura dentro da emissora. Frequentemente meme na internet por conta de suas divertidas gafes e por seu jeito espontâneo. Além da televisão, já participou de quatro filmes, lançou seis livros, um álbum de estúdio, duas revistas para o público feminino e uma HQ para o público infantil.

Trabalhos na TV

Ano Atração Cargo / Papel Nota
1977 - 1980 Rede Tupi de Notícias Apresentadora
Agora Boa Tarde Também Diretora e Produtora
1977 Replay
Brasil Som
A Grande Parada
1993 - 1999 Note e Anote
1998 - 1999 Programa Ana Maria Braga
1999 - Atual Mais Você
1999 Zorra Total Ela Mesma Quadro: "Alberto Roberto"
Show da Virada Especial do Mais Você
2000 Você Decide Ep: "Olha o Passarinho"
2002 O Clone Participação Especial
A Grande Família Ep: "A Quentinha da Bebel"
Sítio do Picapau Amarelo Participação em 2 Episódios
2004 A Diarista Ep: "Aquele do Projac"
Sob Nova Direção Ep: "Axé do Dengo"
2005 - 2008 Criança Esperança Apresentadora Edições Dominicais
2008 Beleza Pura Ela Mesma 2 Capítulos
2009 Zorra Total Quadro: "Dra Lorca"
2010 Junto & Misturado Ep: "Celebridades Bloco 2"
Passione Participação Especial
Dança dos Famosos Competidora 7ª Temporada
2011 Malhação Ela Mesma Participação Especial
2012 Louco por Elas
Cheias de Charme Participação de 2 Capítulos
Viva o Sucesso Episódio 3, Temporada 1
2013 Sangue Bom Participação Especial
2014 Alto Astral
2017 Chacrinha, o Eterno Guerreiro Jurada Especial
2018 Segundo Sol Ela Mesma Participação Especial