FANDOM

Balanço Geral é como é chamado o telejornal policial local exibido na hora do almoço pelas afiliadas da RecordTV. Criado em 1985 pela TV Itapoan da Bahia.

O Formato

Exibido de segunda à sabado, a partir das 12h, o telejornal trás as últimas informações do noticiário e policial local, mostrando os problemas da comunidade e trazendo temas de utilidade pública. Além de exibir pautas e quadros voltados para o entretenimento ou humor, com forte apelo popular.

Atualmente o quadro de maior sucesso é o "A Hora da Venenosa", oriundo da edição paulista e que ganhou versões em outras regiões, onde os apresentadores noticiam e comentam os acontecimentos recentes do mundo das celebridades com muito humor.

O estilo do jornalistico pode variar em cada edição, dependendo das notícias e das necessidades de cada região. Algumas edições são mais voltadas para o jornalismo policial, outras mais para as notícias comunitárias. A edição de sábado é considerada "especial", mais voltada para o entretenimento. Algumas praças costumam exibir e promover shows ao vivos em bairros nesse dia.

Além da versão vespertina, algumas afiliadas da RecordTV também exibem uma edição matutina do jornal: o Balanço Geral Manhã..

História

O Balanço Geral inicialmente foi criado em 1985 por Alfredo Raimundo Filho, Carlos Borges e Pedro Irujo e exibido pela TV Itapoan, emissora de Salvador que na época era afiliada do SBT. O jornal era uma versão televisiva do programa de rádio de mesmo nome criado em 1979, apresentado pelo radialista e repórter Guilherme Santos e que ia ao ar pela Rádio Sociedade da Bahia. O radialista e ex-prefeito de Salvador, Fernando José foi o primeiro âncora do telejornal local e Guilherme Santos o produtor e repórter de rua.

Anos depois, a TV Itapoan se tornou afiliada da Rede Record. E com o sucesso do programa, o Balanço Geral ganhou uma versão carioca em 2004 produzida pela Record Rio e apresentado por Wagner Montes. Em 2005, estreou a versão mineira. E em 2007, ganhou uma versão paulista, que também era exibido nacionalmente, apresentado inicialmente por Geraldo Luis. Com o passar dos anos, o telejornal foi ganhando novas versões locais.

Anos depois também, ganhou uma versão matutina, o Balanço Geral Manhã.

Edições

Em algumas praças, emissoras locais utilizam outros nomes para seus noticiários. Como o Cidade 190 (Ceará), Alô Amazonas (Amazonas), Mete Bronca (Roraima), Correio Verdade e Correio Manhã (Paraíba), etc.

Emissora Programa
RecordTV São Paulo Balanço Geral SP
RecordTV Litoral/Vale
RecordTV Paulista
RecordTV Rio Preto
RecordTV Interior SP
TVB Campinas
RecordTV Rio Balanço Geral RJ
RecordTV Interior RJ
RecordTV Minas Balanço Geral MG
TV Paranaíba
TV Leste
Rede Mais
RecordTV RS Balanço Geral RS
RecordTV Goiás Balanço Geral GO
TV Sucesso
RecordTV Belém Balanço Geral PA
RecordTV Itapoan Balanço Geral BA
RecordTV Cabrália
RecordTV Brasília Balanço Geral DF
RIC TV (Paraná) Balanço Geral PR
TV Vitória Balanço Geral ES
TV Cidade Cidade 190
TV Cidade Balanço Geral MA
TV Nativa Balanço Geral MA
TV Cidade
TV Remanso
TV Clube Balanço Geral PE
TV Equinócio Balanço Geral AP
TV A Crítica Alô Amazonas
RIC TV (Santa Catarina) Balanço Geral SC
TV Tropical Balanço Geral RN
TV Correio Correio Verdade
TV Antena 10 Balanço Geral PI
TV Atalaia Balanço Geral SE
TV Pajuçara Fique Alerta
TV Vila Real Cadeia Neles
TV Nativa Balanço Geral MT
TV MS Balanço Geral MS
TV Jovem Balanço Geral TO
TV Imperial Mete Bronca
TV Gazeta Gazeta Alerta
SIC TV Balanço Geral RO

Versões Internacionais

O programa tem duas versões internacionais, uma é produzida e exibida pela TV Miramar em Moçambique (Balanço Geral Moçambique) e outra exibida pela RecordTV Cabo Verde (Balanço Geral Cabo Verde).