FANDOM

O Bom Dia Brasil é o principal telejornal matutino da Globo. Estreou em 3 de Janeiro de 1983.

O Jornal

O noticiário traz as notícias da madrugada e da manhã e a repercussão dos fatos do dia anterior no Brasil e no mundo. Dá destaque para as notícias sobre política e economia, com entrevistas e análises de comentaristas. O toque de revista eletrônica dá um toque informal.

Atualmente apresentado por Chico Pinheiro e Ana Paula Araújo (nos estúdios do Rio de Janeiro) com Giuliana Morrone (em Brasília), Cecília Malan (em Londres) e Rodrigo Bocardi (em São Paulo). Além dos comentários de Alexandre Garcia, na Segurança Pública e Política, Miriam Leitão na Economia; Renata Lo Prete na Política; Cristiane Dias no Esporte e Izabella Camargo na Previsão do Tempo.

Vai ao ar de segunda à sexta, das 7h30 às 9h, após a programação local (Bom Dia Praça). É reprisado pela Globo News logo após o término. Normalmente possui uma duração de 80 minutos, que pode ser alterada devido à mudanças na programação jornalística do dia.

História

O Bom Dia Brasil estreou em 3 de Janeiro de 1983, diretamente dos estúdios de Brasília, apresentado por Carlos Monforte. Com 30 minutos de duração, era um telejornal essencialmente político-econômico. O foco eram os fatos que tivessem origem ou repercutissem na capital do Brasil.

O nome é inspirado no clássico programa da ABC, Good Morning America. Não só o nome, como também o estilo de revista eletrônica. O jornal tinha uma abordagem informal, de linguagem fácil. Tendo sempre a preocupação em explicar ao telespectador todas as questões abordadas. O conteúdo consistia basicamente nos principais assuntos do dia, previsão do tempo, informações sobre o movimento dos aeroportos, manchetes dos principais jornais do país e entrevistas realizadas no estúdio.

Um dos quadros mostrava entrevistas realizadas durante o café da manhã com convidados que morassem ou estivessem hospedados em Brasília. Na estreia do quadro, o convidado foi o presidente da República João Figueiredo. A partir de 1984, o programa começou a realizar entrevistas também em outros estados. Em 1989, Rodolfo Gamberini entrou para a equipe de apresentadores.

Carlos Monforte deixou o jornal em 1991, e foi substituído por Antônio Augusto que permaneceu por dois anos. Em 1993, quando completou 10 anos no ar, passou por mudanças técnicas, como a inserção de mesas de efeitos computadorizadas que permitiam ao entrevistador dividir a tela com até dois entrevistados. Luiz Carlos Braga apresentou o Bom Dia entre 94 e 95.

Em 1996, Renato Machado passa a ser o editor-chefe do jornal, apresentando-o ao lado de Leilane Neubarth. Com a participação de Chico Pinheiro de São Paulo e Carlos Monforte de Brasília. O noticiário ganhou uma reformulação, aproximando-se mais de uma revista eletrônica com reportagens variadas e de comportamento, espaço para as manchetes dos principais jornais nacionais e internacionais, além da interação entre âncoras e interlocutores. Tempos depois, Monforte deixou a emissora e deu lugar à Claudia Bomtempo, e em 1998, Chico Pinheiro foi substituído por Carlos Nascimento.

Ao assumir o comando do Jornal Hoje em 1999, Carlos Nascimento foi substituído por Mônica Waldvogel. Que foi substituída por José Roberto Burnier em 2000, e este sendo substituído por Mariana Godoy. Em dezembro de 2002, Renata Vasconcellos entrou no lugar de Leilane Neubarth, fazendo dupla com Renato Machado. Em 2004, o jornal investiu mais em entrevistas de economia, política, cultura e esporte, além de uma maior cobertura internacional.

Em 2009, em Brasília, Zileide Silva substituiu Claúdia Bomtempo. Em 2010, Carla Vilhena entrou no lugar de Mariana Godoy que foi para a Globo News. Em setembro de 2011, Renato Machado se torna correspondente do noticiário em Londres, e na bancada quem assume seu lugar é Chico Pinheiro. Em outubro de 2013, foi a vez de Renata Vasconcellos deixar o jornal para apresentar o Fantástico. Ana Paula Araújo assumiu seu lugar. Em 11 de dezembro de 2015, Renato Machado deixa a equipe do Bom Dia Brasil, sendo substituído em Londres por Cecília Malan.

Apresentação

Eventuais

Comentaristas

Colaboradores

Eventuais