FANDOM

O Bom Dia São Paulo (ou Bom Dia SP) é o telejornal local matinal (Bom Dia Praça) da Globo São Paulo. Lançado em 1977, atualmente é apresentado por Rodrigo Bocardi e Glória Vanique.

O Jornal

Exibido de segunda à sexta, a partir das 6h, segue o estilo padrão do Bom Dia Praça. Exibe as primeiras notícias locais, entrevistas, informações sobre o trânsito e os resultados dos últimos jogos de futebol.

É transmitido para todo o estado de São Paulo, porém nem todas as localidades exibem na íntegra. Já que as afiliadas TV Vanguarda, TV Tribuna, TV Fronteira, TV Diário, EPTV e TV TEM exibem seus próprios jornais matinais no lugar do último bloco do BDSP (à partir das 7h10).

História

Estreou em 18 de Abril de 1977, anos antes do padrão Bom Dia Praça ser lançado (em 1983), e foi o primeiro jornal matinal local da TV Globo. Inicialmente exibido à partir das 7h, adotava um estilo de "revista eletrônica" com um jornalismo mais dinâmico. Apresentando as últimas notícias, com ênfase nos problemas da comunidade, informações sobre o trânsito e o movimento nos aeroportos, entradas ao vivo e entrevistas com tom descontraído.

Foi o primeiro a utilizar as Unidades Portáteis de Jornalismo, possibilitando as entradas ao vivo de repórteres. O destaque dos primeiros anos foi o quadro "Café da Manhã", que exibia entrevistas informais e descontraídas com personalidades e políticos importantes da época. Essas entrevistas às vezes eram feitas em estúdio, às vezes na casa do entrevistado durante o café da manhã. Foi no telejornal a primeira aparição do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, que na época era presidente do Sindicato dos Metalúrgicos foi entrevistado. Sendo entrevistado por Carlos Nascimento.

Em 25 de Janeiro de 1990, em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo, foi apresentado diretamente do Parque do Ibirapuera. Tornando-se o primeiro telejornal a ser apresentado fora do estúdio. Em 2001, na época apresentado por Mariana Godoy, passou a dar mais espaço à prestação de serviços, discussão de temas sociais e reportagens especiais. Em 2005, o noticiário chegava a ser transmitido para 645 municípios de São Paulo, abrindo espaço para entradas ao vivo e reportagens de afiliadas do interior.

A partir de 12 de Maio de 2008, os telejornais paulistanos da Globo passaram a ser exibidos em um estúdio panorâmico. Localizado no último andar do Edifício Jornalista Roberto Marinho, no bairro de Vila Cordeiro, próximo ao Brooklin, De onde é possível visualizar a ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira, a Marginal Pinheiros e o Centro Empresarial Nações Unidas (CENU).

Em 6 de Maio de 2013, Rodrigo Bocardi estreia como âncora do jornal, que ganha novo grafismo e vinheta. Em 1 de dezembro de 2014, com as mudanças na programação matinal-jornalística da Globo, o Bom Dia São Paulo ganhou mais tempo no ar e passou a entrar no ar mais cedo. À partir das 6h, com uma hora e meia de duração. Em 8 de maio, ganhou um novo pacote visual, com novas vinhetas e GCs, cujo padrão foi adotado por outros Bom Dia Praça posteriormente.

Histórico de apresentadores

Titulares

Colaboradores

  • Sabina Simonato (desde 2018) - Radar SP
  • Thiago Oliveira (desde 2018) - Esportes

Eventuais

Anteriores