Wiki TVPédia Brasil
Advertisement
Wiki TVPédia Brasil

Brasil TV é o telejornal noturno que a Globo exibe em seu sinal de satélite desde 2004. Substituindo os tradicionais jornais locais de início de noite.

O Jornal

O Brasil TV é exibido nas parabólicas no lugar do tradicional Praça TV - 2ª Edição. Gravado nos estúdios da Globo no Rio de Janeiro, exibie notícias diversas do país. Em geral, apenas reprises de notícias do Jornal Hoje.

Produção

O telejornal também já foi apresentado por Leilane Neubarth (2004-2006), Luciana Ávila (2006-2009), Ana Carolina Raimundi (2009-2010), Lair Rennó (2010-2011), Cecília Flesch (2011-2013), Sidney Rezende (2013-2015), Leila Sterenberg (2015-2016), Sérgio Aguiar (2016-2019), Flávio Fachel (2019-2020) e Marcelo Cosme (2020-2021).

Outros apresentadores, geralmente vindos da GloboNews ou do RJTV, passaram pela bancada do noticiário em esquema de revezamento (algo que é mantido atualmente). Entre eles: Aline Midlej, Mariana Gross, Cecilia Flesch, André Trigueiro, Guilherme Peixoto, Silvana Ramiro e Tatiana Nascimento.

O noticiário veio da necessidade de preencher os espaços vagos da programação destinada à programação local. Antes do Brasil TV, era exibido no horário diversos jornais locais. E mais anteriormente, em diversos horários, apenas uma tela preta. O horário destinado ao Praça TV - 1ª Edição já foi ocupado pelo bloco Festival de Desenhos e por séries estrangeiras infanto-juvenis. Já no horário destinado ao Bom Dia Braça, era ocupado pela programação da Globo News e uma curta reapresentação do Hora Um.

Em 2019 Globo encerrou a transmissão de seu sinal nacional nas antenas parabólicas analógicas sendo substituída pela Globo Rio. No SAT HD Regional em alguns lugares, a Globo Nacional foi substituída por outras emissoras locais, Fazendo com que o noticiário perdesse o alcance de público.

Advertisement