FANDOM

Brasil Urgente é um programa jornalístico exibido pela Rede Bandeirantes. Apresentado por Joel Datema, filho do apresentador José Luiz Datena. O programa contém entradas ao vivo de repórteres de todo o país, como Rio de Janeiro e Porto Alegre.

História

O programa estreou em 17 de fevereiro de 1997, como um programa de auditório apresentado por Wilton Franco, o programa se chamava na época Brasil Verdade.

O programa ficou um tempo parado, até que reestreou em 3 de dezembro de 2001, apresentado pelo jornalista Roberto Cabrini. Com a saída de Cabrini da Rede Bandeirantes, em 10 de março de 2003, José Luiz Datena assumiu o Brasil Urgente.

Datena ficou 8 anos no comando do programa, Datena deixou a emissora. Em 11 de junho de 2011, o programa passou a ser apresentado por Luciano Faccioli. Em 30 de julho, a Band confirma a volta de Datena para o programa.

Em 8 de agosto, o programa recebe um novo logotipo e vinheta para a volta de José Luiz Datena.

Em junho de 2017, o programa ganha nova vinheta, cenário e gráficos.

Em março de 2018, o espaço entre 18:00 e 18:05 é cedido para A Oração do Crepúsculo com o pastor R.R. Soares.

Em 20 de abril de 2018, José Luiz Datena passa a apresentação para seu filho, Joel Datena. José Luiz Datena anunciou que assumiria um novo programa nos domingos, chamado Agora é com Datena.

Audiência

O programa sempre esteve entre as grandes audiências da Rede Bandeirantes, ficando em terceiro lugar, perdendo para o também programa policial da RecordTV, o Cidade Alerta. Com a apresentação de José Luiz Datena, o programa sempre apresentou média superior a 5 pontos.