FANDOM

O Carnaval Globeleza (ou simplesmente Globeleza) é o nome da tradicional cobertura que a Globo faz no Carnaval desde 1991.

A Cobertura

O principal destaque da cobertura é a transmissão dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo (no Sambódromo do Anhembi) e do Rio de Janeiro (na Marquês de Sapucaí) que acontecem nas sextas, sábados, domingos e segundas de Carnaval, durante a noite até à madrugada. Além disso, exibe flashes durante a programação e reportagens nos telejornais durante os quatro dias da folia, e também exibe a apuração dos desfiles exibidos.

O especial tem como música-tema a canção "Samba da Globo", composta por Jorge Aragão e Franco Lattari e cantada por Quinho. Ela é tocada nas vinhetas em que aparece a "Mulata Globeleza" (atualmente interpretada por Erika Moura)

Produção

A cobertura surgiu com o nome de Globeleza em 8 de Fevereiro de 1991. A Globo já cobria o Carnaval, e também transmitia os desfiles das escolas de samba, desde 1970. Algumas praças também chegaram a realizar a própria cobertura carnavalesca da sua região. Como o caso da RBS TV que transmitiu os desfiles de Porto Alegre entre 2008 e 2014. E a TV Bahia que transmite o Bahia Folia, cobrindo o Carnaval de Salvador.

Mulata Globeleza

A "Mulata Globeleza" (ou simplesmente a "Globeleza") é o nome dado a moça que aparece sambando (inicialmente nua e com o corpo pintado) nas vinhetas da cobertura ao som da música "Samba da Globo". O título consagrou a carreira da dançarina Valéria Valenssa, esposa do designer Hans Donner, que foi a primeira Globeleza e permaneceu sendo por 14 anos. Além de ser a mais conhecida até hoje.

Valéria apareceu pela primeira vez na vinheta no Carnaval de 1990, onde o locutor anunciava “A Globo faz escola no Carnaval deita e rola”. Apenas no ano seguinte que a cobertura passou a ter o nome de Globeleza. Com o passar dos anos, ela continuou aparecendo de várias formas nas vinhetas, que lançavam mão de vários efeitos especiais. Sendo sempre o rosto da cobertura carnavalesca da emissora.

Em 2003, Valéria aparece sambando grávida de oito meses, de seu primeiro filho. Em 2004, ela ficou grávida novamente, mas desta vez foi substituída por uma Globeleza virtual, feita inteiramente por computação gráfica. Valenssa apareceu como Globeleza pela última vez em 2005, ela dividiu a vinheta com a dançarina Gianne Carvalho, que havia ganhado um concurso no Caldeirão do Huck.

Em 2006, Aline Prado estreou como Globeleza e assumiu esse posto até 2012. Em 2013, o Fantástico realizou um concurso para eleger a nova musa e Nayara Justino consagrou-se vencedora. Ela apareceu nas vinhetas daquele ano, mas devido a rejeição do público, Erika Moura assumiu a função no ano seguinte e é a atual Globeleza.

A partir de 2017, a vinheta passou pela mudança mais significativa. A principal delas era que a Globeleza, Erika Moura, passava a aparecer vestida. E não mais nua com o corpo pintado, como tradicionalmente acontecia nos anos anteriores. Além disso, ela passou a dividir a vinheta com outros dançarinos que representam outras celebrações do Carnaval Brasileiro. Como o frevo, maracatu, axé e bumba meu boi.