FANDOM

Casos de Família é um programa de auditório diário do SBT que estreou em 18 de Maio de 2004, baseado no original venezuelano homônimo. Atualmente apresentado por Christina Rocha.

O Programa

A cada episódio o programa recebe participantes anônimos e seus familiares e amigos no palco para apresentarem ao público seus problemas e dilemas. Os casos são temas do cotidiano, as vezes polêmicos, que ressaltam as emoções dos participantes.

A plateia do programa participa ativamente opinando e perguntando sobre as histórias contadas. Ao final, os participantes recebem a orientação de uma psicóloga (a Dra Anahy D'Amico) para solucionar os casos da melhor maneira.

Atualmente vai ao ar de segunda à sexta, à partir das 16h.

Histórico e Produção

Estreou em 18 de Maio de 2004 após o SBT comprar os direitos do programa venezuelano Casos de Familia da Venevisión. Era inicialmente apresentado pela jornalista Regina Volpato e tinha um formato mais leve, discutindo os temas de maneira mais séria, evitando o "bate-boca" e eventuais brigas entre os participantes.

Regina apresentou o programa até 27 de Fevereiro de 2009, pois decidiu deixar atração após o desejo do SBT de deixá-lo mais popular. Ou seja, liberando as discussões, barracos e situações mais constrangedoras, na qual a apresentadora era contra. Após a saída de Volpato, a emissora realizou testes com outras apresentadoras. Entre elas, Claudete Troiano, Márcia Dutra e Olga Bongiovanni, Christina Rocha foi escolhida como titular e estreou em maio de 2009 no comando do programa, que ganhou um estilo mais popularesco.

Exibido à tarde, passou por algumas pequenas mudanças de horário ao longo dos anos. Entrou em hiato entre janeiro e fevereiro de 2013, sendo substituído pelo Quem Convence Ganha Mais, que também era apresentado por Christina Rocha. Ainda em 2013, em 21 de Agosto, tornou-se um programa noturno e semanal, abordando temais mais polêmicos e que não poderiam ser mostrados na faixa da tarde. Permaneceu nesse formato até o início de 2014, quando voltou a ser diário e vespertino em 10 de Maio. Passou por mais algumas pequenas mudanças de horário ao longo dos anos até se fixar às 16h em 2017.

Desde que Christina Rocha assumiu a apresentação em 2009, quando ocorreu a mudança no formato, o programa é criticado e considerado polêmico por promover discussões acaloradas entre participantes. Muitos dos episódios se tornam memes na internet por conta de momentos inusitados. Por diversas vezes, público e crítica acusou o programa de ser armado, pois alguns dos participantes já apareceram em outros programas de TV, contando outras histórias e as vezes até se apresentando com nomes diferentes.

Também gera polêmica os casos envolvendo violência doméstica e homofobia. Por diversas vezes, Christina se exalta contra um participante que faz declarações controversas e o expulsa do palco, onde o mesmo é conduzido por seguranças para fora do estúdio. Durante a gravação de um programa que foi ao ar em Junho de 2019, a apresentadora ligou para a polícia após um participante admitir no palco que agredia a própria esposa.