FANDOM

Cristianne Fridman é uma autora de novelas, escritora e jornalista.

Trajetória

Cristianne Fridman nasceu no Rio de Janeiro em 8 de Maio de 1961. Formou-se em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Entre 1984 e 1985, foi crítica literária no Jornal do Comércio. Chegou mestrado em Português/Literatura na PUC do Rio de Janeiro, mas trocou a tese para fazer a Oficina de Roteiristas da Globo.

Sua primeira novela foi Dona Anja, exibida no SBT em 1996. A indicação para o escrever a adaptação foi do diretor Roberto Talma. Posteriormente foi colaboradora em Malhação, em 2001, e em Coração de Estudante, em 2002.

Foi para a Record em 2005, onde começou como colaboradora na novela Essas Mulheres. Em 2006, escreveu Bicho do Mato, junto com Bosco Brasil. Nos anos seguintes, escreveu Chamas da Vida em 2008, Vidas em Jogo em 2011, e Vitória em 2014.

Após alguns anos afastada da televisão, retornou à Record em 2017, colaborando na novela O Rico e Lázaro. Em 2019, lançou três obras: a macrossérie Jezabel e as novelas Topíssima e Amor Sem Igual.

É considerada uma das mais importantes autoras da RecordTV, pois algumas de suas novelas escritas tornaram-se grandes sucessos na emissora, alcançando considerável popularidade entre o público.

Trabalhos na TV

Ano Trabalho Escalação com...
1996 Dona Anja Autora principal
2001 Malhação Colaboradora Andréa Maltarolli
2002 Coração de Estudante Emanuel Jacobina
2005 Essas Mulheres Marcílio Moraes
2006 Bicho do Mato Autora principal Bosco Brasil
2008 Chamas da Vida
2011 Vidas em Jogo
2014 Vitória
2017 O Rico e Lázaro Colaboradora Paula Richard
2019 Jezabel Autora principal
Topíssima
Amor sem Igual
2021 Topíssima 2