Esquadrão da Moda é um reality show do SBT inspirado no programa britânico What Not to Wear. No ar desde 2009, é apresentado por Isabella Fiorentino e Arlindo Grund

O Programa

A modelo e empresária Isabella Fiorentino e o stylist e Arlindo Grund formam uma dupla de consultores de moda que têm a missão de ensinar uma determinada pessoa como se vestir bem de acordo com seu estilo. Para isso, sem que saiba, ela é filmada por câmeras escondidas durante duas semanas em cenas do seu cotidiano, trajando seus looks mais estapafúrdios.

O passo seguinte consiste na realização de uma abordagem inusitada pelos apresentadores, os quais revelam que a pessoa está no programa. Assim, caso concorde em participar, a vítima, junto de seus amigos e familiares, assistem aos flagras feitos com direito aos comentários de Arlindo e Isabella.

No espelho 360°, a participante apresenta seus modelitos tentando justificá-los mas acaba sendo inevitavelmente refutada e aprende a se enxergar sob um novo olhar e, por meio de regras fáceis, ter estilo e elegância. Posteriormente, a pessoa é desafiada a gastar 12 mil reais em roupas seguindo as dicas de moda dos especialistas. Ao final de 2 dias de compras, a participante ganha uma mudança radical em seu visual sob as responsabilidades do cabeleireiro Rodrigo Cintra e da maquiadora Vanessa Rozan, que dão o toque final na transformação. Ao fim de cada episódio, a participante conta o que achou da experiência e é mostrada com a autoestima recuperada modelando em seus trajes novos e elegantes.

Produção

Ao longo dos anos, o programa passou a ter uma participação que saltou de 10% para 13,1%, com o alcance de 5,9 milhões de telespectadores. Sua audiência geralmente oscila entre 6 e 7 pontos. Quando Isabella foi convidada para apresentar o programa, estava morando nos Estados Unidos com o marido. Depois dela ser aprovada em testes, eles decidiram retornar ao Brasil. Para Arlindo, o programa foi sua 1ª experiência na TV. A atração deixou a grade de programação do SBT entre 26 de abril de 2011 e 21 de abril de 2012 , dando lugar ao Esquadrão do Amor. No dia 4 de dezembro de 2013, Isabella e Arlindo fizeram uma participação na novela Chiquititas dando dicas de moda para a personagem Ernestina (Carla Fioroni).

Em suas 4 primeiras temporadas, as gravações eram feitas no local que ficou famoso por abrigar a Casa dos Artistas. Na 5ª temporada o programa passou a ter como cenário a Rua Oscar Freire e, na 6ª, um cenário próprio com o espelho 360°. O momento tido como mais icônico por muitos ocorreu no 10º episódio da 2ª temporada, onde a cantora Stefhany Absoluta foi participante (a 1ª e única famosa) e discordou múltiplas vezes das decisões dos especialistas, gerando situações tanto tensas como engraçadas.