Wiki TVPédia Brasil
Advertisement
Wiki TVPédia Brasil

Esquenta! foi um programa de auditório dominical vespertino da Globo, apresentado por Regina Casé. Exibido entre 2011 e 2017.

Histórico e Produção

A primeira temporada foi ao ar entre 2 de janeiro e 27 de março de 2011. Antes do lançamento, teve como título provisório "Regina de Janeiro, Fevereiro e Março". Contando com direção de Estevão Ciavatta, Leonardo Netto, Monica Almeida e Mário Meirelles, e direção de núcleo de Guel Arraes. Além de roteiro de Fábio Porchat, Alberto Renault e Hermano Vianna.

O programa tinha a proposta de ser voltado aos públicos da periferia fluminense. Sendo inspirado em outra atração apresentada anteriormente por Regina Casé, o Central da Periferia. Dando espaço à gêneros músicais populares como o samba, pagode e funk. Onde artistas, e também comediantes, se apresentavam em um cenário de cores fortes em formato de arena, para uma plateia de 400 pessoas.

Em seu início, contava com a participação fixa de Arlindo Cruz e Leandro Sapucahy na roda de samba da atração. Na edição de estreia, Regina entrevistou o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Em 26 de junho de 2011, foi ao ar o primeiro especial de Festa Junina, chamado de "Esquentão!". Tendo uma segunda edição após a segunda temporada, no ano seguinte, em 24 de junho de 2012. Em sua primeira temporada, era exibido antes das transmissões de futebol. Posteriormente, o programa fixou-se na faixa das 13h.

Na segunda temporada, exibida entre 11 de dezembro de 2011 e 1 de abril de 2012, o programa passou a dar espaço à outros gêneros musicais, como o sertanejo, axé e forró. Contando com edições temáticas, o cenário com telões de LED mudava a cada semana. Uma das novidades da temporada foi a "Biblioteca do Esquenta!", onde cada um dos convidados e elenco doava uma cópia de seu livro favorito autografado e com uma dedicatória pessoal que explicasse a importância da obra em suas vidas. Além disso, Preta Gil e Fábio Porchat tornaram-se presenças fixas, como comentaristas.

A partir da terceira temporada, que foi ao ar entre 9 de dezembro de 2012 e 1 de dezembro de 2013, por conta de seu sucesso, o programa passou a estar na grade dominical o ano todo. O cenário ganhou uma piscina e um churrasco de laje. Com direção geral foi de Mônica Almeida, a atração contou com edições temáticas, onde todos se vestem a caráter, além de novos quadros e reportagens feitas com o auxílio de um time de pesquisadores que buscavam pelos melhores personagens por todo o país. A roda de samba ganhou a adição de Péricles e Xande de Pilares.

A quarta temporada foi exibida entre 13 de abril de 2014 e 27 de dezembro de 2015. Em 2014, o programa contou com cinco edições especiais ao vivo, durante a Copa do Mundo, antecedendo a transmissão dos jogos. E a quinta e última temporada foi ao ar entre 16 de outubro de 2016 e 1º de janeiro de 2017, intitulada "Esquenta! Pelo Brasil". Focado mais em externas, onde Regina Casé viajava pelo Brasil entrevistando tipos curiosos e com histórias interessantes, mostrando a cultura de várias regiões. Estevão Ciavatta, marido de Regina Casé, é o diretor convidado desta temporada.

A Globo decidiu não dar continuidade à atração, devido ao desgaste do formato. Em 2018 e 2019, o Viva reprisou os primeiros episódios do programa.

Elenco

Musical

  • Arlindo Cruz (2011-2017)
  • Leandro Sapucahy (2011-2017)
  • Péricles (2012-2017)
  • Xande de Pilares (2012-2017)
  • Mumuzinho (2012-2017)

Comentaristas

  • Douglas Silva (2011-2016)
  • Fábio Porchat (2011-2012)
  • Preta Gil (2011-2013)
  • Victor Sarro (2012-2013)
  • Luis Lobianco (2014-2017)

Assistentes de Palco

  • Luane Dias (2011-2017)
  • Jennifer Dias (2011-2017)
  • Rayanne Morais (2011-2012)
  • Juliano Laham (2014-2017)
  • Sylvio Senges (2014-2017)
  • Renan Rosselini (2014-2017)
  • Luis Otávio (2014-2017)
Advertisement