FANDOM

Fátima Bernardes é uma jornalista e apresentadora.

Trajetória

Fátima Gomes Bernardes nasceu no Rio de Janeiro em 17 de Setembro de 1962. Ao sete anos de idade, começou a ter aulas de balé, tornando-se bailarina profissional na adolescência. Cursou jornalismo na UFRJ com o desejo de ser critica de dança. Em 1983, começou a trabalhar como repórter do jornal O Globo. Seu primeiro casamento aconteceu início dos anos 80, com o engenheiro Marcelo Carvalho, mas a união durou menos de um ano.

Foi para a Rede Globo em 1987 onde se tornou repórter e também passou a apresentar o RJTV. Em maio de 1989 assumiu a apresentação do Jornal da Globo ao lado de Eliakim Araújo, e em julho do mesmo ano, passou a dividir a bancada com William Bonner. Ela e Bonner se conheceram a partir daquele ano e passaram a se relacionar. Após um ano morando juntos, casaram-se em 1990, e a união durou até 2016.

Em 1993, passou a apresentar o Fantástico. Em 1996, foi para o Jornal Hoje, retornando ao Fantástico no ano seguinte. Em março de 1998, estreou como âncora do Jornal Nacional, dividindo bancada com seu marido. Ficando por muitos anos no comando do telejornal, destacou-se por vários momentos, como as coberturas de Copa do Mundo. Além de se tornar recordista de Melhores do Ano na categoria "Melhor Jornalista", ganhando cinco estatuetas.

Em 2011, Fátima deixou a bancada do Jornal Nacional para assumir seu próprio programa. O Encontro com Fátima Bernardes estreou no ano seguinte. Com a mudança do jornalismo para o entretenimento, ela passou a estrelar comerciais e fazer participações na dramaturgia da Globo. Sua primeira participação em novela foi em Cheias de Charme em 2012. Em 2014, volta a narrar os desfiles das escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro.

Fátima é mãe dos trigêmeos Vinícius, Laura e Beatriz, nascidos em 1997, durante seu casamento com Bonner e frutos de uma inseminação artificial. Atualmente namora o professor e deputado federal Túlio Gadelha.

Trabalhos na TV

Ano Título Papel Nota
1987 - 1992 RJTV Âncora
1989 - 1993 Jornal da Globo
1993 - 1996 Fantástico
1996 - 1997 Jornal Hoje
1997 - 1998 Fantástico
1998 - 2011 Jornal Nacional
2012 - Atual Encontro com Fátima Bernardes Apresentadora
2012 Cheias de Charme Ela Mesma Participação Especial
2013 A Grande Família
2014 Geração Brasil
2014 - Atual Carnaval Globeleza Narradora Desfiles RJ
2014 - 2019 Tá No Ar: A TV Na TV Ela Mesma Várias Participações
2018 Segundo Sol Episódio: "1 de setembro"
2019 Espelho da Vida Episódio: "14 de março
A Dona do Pedaço Episódio: "30 de maio"