FANDOM

O Fala Brasil é o telejornal matutino da RecordTV. No ar desde 1998, atualmente é apresentado por Roberta Piza e Salcy Lima.

O Telejornal

É exibido de segunda à sexta, das 8h40 às 10h pela Record, e reprise às 11h pela Record News. Mostra as últimas notícias do dia que ocorreram no fim da noite anterior e no início da manhã. Além disso, mostra as últimas notícias do esporte, dicas de saúde e beleza e notícias sobre as celebridades. Também reprisa matérias exibidas anteriormente pelo Jornal da Record e Domingo Espetacular. Também há a edição de sábado.

História

Assim que a Record foi comprada por Edir Macedo, um telejornal foi lançado com este nome, apresentado por Silvia Poppovic. Como a audiência era ruim e Silvia mudou-se para a Rede Bandeirantes, o programa saiu do ar.

Em 5 de maio de 1998, o nome foi reaproveitado para um novo programa jornalístico, baseado no Bom Dia Brasil da Rede Globo e em similares internacionais. O formato era de uma revista eletrônica, mesclando notícias à culinária e apresentações musicais. A parte jornalística era comandada por Doris Giesse, e na bancada ficavam Rosana Hermann, Rafael Moreno, Renata Vianello, Duda Seidl, Virgínia Novicki e Bob Floriano. Foi feita uma tentativa de exibir um Fala Brasil - Edição de Domingo, com José Luiz Datena, Adriana de Castro e Rosana Hermann. Porém não deu muito certo.

Em 2001, o Fala Brasil muda o seu formato para o atual, um telejornal. Apresentado inicialmente por Eleonora Paschoal e Miguel Dias. Após o falecimento de Miguel Dias, Rodolpho Gamberini o substituiu. Depois, Eleonora foi substituida por Mônica Waldvogel. E logo após, o jornal passa a ser apresentado por Alexandre Giachetto e Fernanda Fernandes.

Em 2004, o telejornal ganha o comando de Janine Borba e Marcos Hummel. A dupla fica até 2006, quando Luciana Liviero substitui Janine. Em 2007, ganhou uma edição de sábado. E em 2008 ganhou uma de domingo, que ficou pouco tempo no ar. No ano de 2009, o Fala Brasil ganha nova vinheta e novo cenário, e ganha a apresentação de Carla Cecato e Roberta Piza. Em 2010, Carla Cecato é substituida por Thalita Oliveira devido a sua licença-maternidade. Em maio, Thalita deixa o programa e vai para a Record News, mas ela volta em seguida como apresentadora fixa.

Em 2017, Carla Cecato deixa a bancada para apresentar o SP Record, mas como este saiu do ar semanas depois, ela retornou ao matutino em Janeiro de 2018. Em 2019, Cecato deixou novamente a apresentação, sendo substituída temporariamente por Camila Busnello, até Salcy Lima ser efetivada no cargo. Em maio de 2020, Carla Cecato retornou ao jornal, mas apresentando apenas as edições de sábado.

Edições de Sábado e Domingo

O Fala Brasil Especial de Sábado estreou em 2007 com duração maior que as edição exibida durante a semana: 90 Minutos.

O primeiro Fala Brasil Especial de Domingo foi ao ar em 1999, na época em que o formato ainda era o de revista eletrônica. A edição de domingo foi feita para competir com o Fantástico da Rede Globo. Era apresentado por José Luiz DatenaAdriana de Castro e Rosana Hermann. A tentativa não deu muito certo e saiu do ar. A segunda tentativa de uma edição dominical foi em 2008, que também ficou pouco tempo no ar. Em 30 de Setembro de 2012, o telejornal ganhou uma edição extra no domingo. Para complementar a cobertura feita pela emissora ao velório de Hebe Camargo.

Audiência

Em junho de 2010, o Fala Brasil fechou um ano na liderança em seu horário na Grande São Paulo. De acordo com dados do Ibope, a média foi de 7 pontos. Em novembro do mesmo ano, foi divulgado que o telejornal há 16 meses na liderança no horário, segundo dados do Ibope. Em 26 de Novembro, o telejornal conquista a maior audiência de sua história no Rio de Janeiro: 16 Pontos com picos de 20, devido a cobertura sobre a "Guerra no Rio". Essa mesma média se repetiu no dia 29. Em dezembro, o telejornal perde a liderança para a Globo com o Mais Você.