FANDOM

Fernando Antonio Vanucci Braz é um jornalista e apresentador esportivo.

Biografia

Nascido em Uberaba, MG, começou sua carreira aos quinze anos, em uma rádio local. Pouco tempo depois, migrou para a rádio Sete Colinas, onde iniciou sua carreira esportiva. Em 1973 foi para TV Globo Minas, saindo em 1977, quando foi para a matriz carioca, onde apresentou esportivos como o Globo Esporte, Esporte Espetacular, e o Gols do Fantástico, e também RJTV, Jornal Nacional, Jornal Hoje, entre outros.

Cobriu seis Copas do Mundo (Argentina 78, Espanha 82, México 86, Itália 90, Estados Unidos 94 e França 98. Além das Copas, também cobriu as Olimpíadas de Moscou 80, Los Angeles 84, Seoul 88, Barcelona 92, e Atlanta 96. Foi apresentador do carnaval do Rio entre 1985 e 1999. Sua saída da Globo foi conturbada, pois em 1998 foi flagrado mastigando bolacha ao vivo, e com isso ficou um período afastado, retornando apenas para narrar o carnaval 99, e pouco tempo depois foi desligado de vez do quadro.

No mesmo ano, assinou com a empresa Traffic, responsável pela produção esportiva da Band naquela época, e com isso passou a apresentar o Show do Esporte e o Esporte Agora, fez a cobertura das Olimpíadas de Sydney 2000, e apresentou o carnaval da Bahia. Em 2002 teve uma breve passagem pela RecordTV, e logo depois foi contratado pela RedeTV!, onde ficou até 2011. Em 2014 foi para a Rede Brasil de Televisão, cuidar da divisão de esportes do canal.

Controvérsias

  • Em 1998 durante uma transmissão ao vivo na Globo, foi flagrado comendo bolachas, isso fez a direção do canal o afastar do vídeo, e posteriormente desliga-lo do quadro de funcionários.
  • Em 9 de julho de 2006, após a final da copa da Alemanha, Vannuci passou mal ao vivo no programa Bola na Rede, da RedeTV!, logo a transmissão foi interrompida, e com isso muitos espectadores acharam que o apresentador estava bêbado. Porém a emissora afirmou, que ele estava sob efeito de medicamentos para ansiedade e depressão.
  • O vídeo com Vanucci passando mal teve mais de 500 mil visualizações no Youtube à época, e foi satirizado pelos integrantes do Panico na TV, apesar do pedido do apresentador para que o vídeo fosse excluído, ele retornou à plataforma normalmente.