FANDOM

Globo Esporte é um tradicional programa esportivo da Globo, no ar desde 1978. A edição nacional é apresentada por Cristiane Dias.

O Programa

Exibido de segunda à sexta após os telejornais locais da hora do almoço, o programa traz as últimas notícias dos esportes. Atualmente, tem 15 edições próprias: uma edição de rede gravada e gerada pela Globo no Rio de Janeiro para as parabólicas e alguns estados do Brasil.

Nessa edição, o primeiro bloco da grade de programação é reservado para programações das emissoras locais. Algumas praças não tem bloco local, e portanto, exibem a edição nacional na íntegra.

História

Estreou em 14 de Agosto de 1979, inicialmente tendo como único assunto a cobertura dos campeonatos nacionais e estaduais de futebol. Mas logo no primeiro ano passou a cobrir outras modalidades. Fernando Vanucci e Léo Batista foram os primeiros apresentadores.

Aos poucos foi abrindo mais espaço para os esportes amadores, até então pouco divulgados na TV. E dando espaço para esportes como o basquete, natação, vôlei, hipismo, entre outros. Os principais repórteres esportivos da Globo na época eram Juarez Soares, Luciano do Valle, José Regal, Raul Quadros, Oscar Eurico, José Hawilla e Gil Rocha. Em 1987, Isabela Scalabrini entrou para o time de apresentadores comandando o programa aos sábados. Em 1991, Mylena Ciribelli passou a integrar a bancada.

Desde o final de 2010, a Globo exibia ocasionalmente uma edição somente para a região metropolitana do Rio de Janeiro. A partir de 3 de janeiro de 2011, essa edição passou a ser fixa. A partir de 16 de maio, o Globo Esporte passou a ter mais edições regionais, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Paraná, Ceará e Bahia. Em 2014, foi a vez de Goiás ganhar uma edição própria.

Em 2015, após seis anos no comando da edição paulista, Tiago Leifert deixa o programa para se dedicar ao entretenimento, sendo substituído por Ivan Moré. Na edição fluminense, Alex Escobar vai para o Esporte Espetacular e é substituído por Fernanda Gentil. Em Agosto de 2016, Escobar retorna ao programa e Fernanda Gentil vai para o Esporte Espetacular.

Em 13 de novembro de 2017, o Amazonas ganha uma edição local. Já em 5 de março de 2018, é a vez de Rondônia.

Edição Nacional

Ela é gravada no mesmo estúdio da edição local para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro (sendo que esse é ao vivo). Aos sábados, essa região exibe a edição nacional.

Cronologia dos Apresentadores

Edições Locais

Algumas emissoras exibem apenas um bloco local de 5 minutos do Globo Esporte, sendo os dois blocos seguintes da edição nacional. As afiliadas de São Paulo exibem na íntegra o programa gerado na capital paulista. Em Minas Gerais, algumas afiliadas exibem a edição nacional, outras a transmitida pela Globo Minas.