FANDOM

Globo de Ouro foi um programa musical exibido pela Rede Globo entre 1972 até 1990.

História

Estreou em 6 de dezembro de 1972, sob o nome de Globo de Ouro – A Super Parada Mensal, que trazia o top dez das músicas mais tocadas nas rádios da época. Sua primeira edição foi ao vivo, e as posteriores foram gravadas e iam ao ar mensalmente às quartas-feiras, às 21 horas. Durante esse período passaram diversos apresentadores, e o programa também foi semanal

Em 1976, o programa passou por uma reformulação, agora gravado no Teatro Fênix, com a direção de Walter Lacet, e também com a presença de uma platéia, formada por grupos de estudantes que eram convidados a assistir as gravações. Trocou seu dia de exibição para às sextas, no mesmo horário. Em agosto passou a ser exibido aos domingos, devido a saída de Silvio Santos da Globo.

Em 1977, Tony Ramos e e Christiane Torloni assumiram a apresentação, e o programa passou a ter apresentações corridas com a participação da platéia, e a entrega de um prêmio ao primeiro colocado da parada.

Em 1981, o programa foi novamente modificado, com novos apresentadores e quadros, ficando assim até 1985, quando os apresentadores foram novamente trocados

Em janeiro de 1987, houve um especial dedicado ao extinto Free Jazz Festival, que trouxe alguns artistas do estilo pro palco. Depois deste especial, o programa ficou três meses fora do ar, retornando em abril, sob o comando de César Filho e Isabella Garcia, aos domingos passando a ter parte das apresentações ao vivo, sem playback. Além da parada nacional, ainda trazia performances favoritas por região do país.

Em 1988 o programa volta a ser transmitido semanalmente, com os artistas tocando ao vivo, sem bases pré gravadas ou dublagens. A dinâmica foi novamente trocada, desta vez, os convidados eram divididos por domingos, e no último do mês havia uma super parada, com as dez mais tocadas no Brasil.

Em 1989 o programa passa a ser exibido às quartas novamente, com uma nova troca de apresentadores e direção.

Em 1990, Cláudia Raia apresentou o programa sozinha, com novos quadros e a direção de Boninho e Roberto Thalma. Seu último episódio foi ao ar em 28 de dezembro, com a apresentação de Adriana Esteves e Jimmy Raw, e mostrou as 18 melhores performances votadas do ano.

Em 2014 foi reapresentado pelo canal Viva

Apresentadores

Curiosidades

  • Ao longo de 18 anos de existência, o programa teve inúmeros apresentadores, quadros e performances
  • Alguns dos quadros foram "O Grande Lançamento do Mês", "O Som das Paradas", "O Som dos Artistas", "Homenagem ao Compositor", "Flashback", "Tema de Novela", entre outros
  • Em 2012, o canal Viva reprisou episódios de 1988 e 1989, que trouxeram atrações como Cazuza, Legião Urbana, Simone, Kid Abelha, e outros artistas que marcaram os anos 80.
  • Em 1976 e 1977 houveram edições dedicadas ao carnaval
  • Para evitar o desgaste dos hits, eram recriadas coreografias e arranjos diferentes por programa, uma vez que muitas músicas passavam meses na parada.
  • Em 1988 o cenário passou a ser uma arena, que comportava mais gente para assistir as gravações
  • Em 2014, o canal Viva fez uma nova temporada, com dez episódios em homenagem ao programa original, com a apresentação de Márcio Garcia e Juliana Paes
  • Os primeiros apresentadores, sem uma ordem cronológica foram: Antonio Marcos, Vanusa, Jerry Adriani, Sandra Bréa, Wanderley Cardoso, Odair José e Murilo Néri