FANDOM

Globoplay é um Serviço de Streaming criado e desenvolvido pela Globo, que teve o seu lançamento feito em 26 de outubro de 2015.

O Serviço

O Globoplay disponibiliza toda a programação nacional exibida pela Rede Globo e afiliadas. Novelas, séries e minisséries feitas a partir de 2010 (e reprises do Vale a Pena Ver de Novo exibidos a partir de 2013), jornalísticos, esportivos, programas de auditório, de variedades e entrevistas. Além de especiais, programas e telejornais locais, partidas esportivas, festivais de música, filmes produzidos pela Globo Filmes, humorísticos antigos, minisséries compactadas em formato de filme, programas infantis do Gloob e atrações do GNT e Multishow. E também dezenas de séries e filmes internacionais de grande sucesso.

A plataforma disponibiliza gratuitamente os principais trechos dos programas e novelas. Programas de entretenimento e jornalismo na íntegra também são de graça mas mediante cadastro. Porém as obras de dramaturgia, humorísticos, filmes, produções originais e outros necessitam de uma assinatura paga. Algumas produções como séries e minisséries são disponibilizados no Globoplay antes da exibição na TV aberta, alguns inclusive com todos os episódios para o assinante ver como quiser.

Algumas localidades podem assistir a programação da Globo ao vivo no serviço. Além de estar disponível algumas produções em 4K. O serviço também disponibiliza conteúdo exclusivo como spin-offs de novelas e programas especiais. Além da possibilidade de acompanhar ao vivo durante 24 horas tudo o que acontece no Big Brother Brasil durante a sua exibição, com acesso à todas as câmeras.

História

O lançamento do Globoplay foi anunciado em 26 de Outubro de 2015, em uma coletiva de imprensa em São Paulo. Participaram Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da Globo; Erick Brêtas, diretor de Mídias Digitais; Raymundo Barros, diretor de Tecnologia; e Eduardo Becker, diretor de Comercialização de Mídias Digitais. Apesar de não assumirem, a proposta da emissora com o novo serviço era justamente concorrer com o Netflix, gigante no ramo de streaming.

O serviço foi lançado em 3 de Novembro, tendo em seu acervo todas as produções na íntegra ou em trechos já disponíveis pela Globo.com. Novelas feitas a partir de 2010 na íntegra e reprisadas pelo Vale a Pena Ver de Novo a partir de 2012. Inicialmente, a transmissão ao vivo da programação estava disponível apenas para o Rio de Janeiro.

Seu aplicativo está disponível pela iTunes Store e na Google Play. Também, possui versão para a webOS, da LG. A versão web pode ser acessada pelo site da empresa. Em fevereiro de 2016, seu app móvel ganhou compatibilidade com o Chromecast. Estão sendo desenvolvidos aplicativos para TV's da Samsung, Philips, LG e Panasonic, sendo que em abril de 2017, a TCL lançou o televisor P2 Ultra HD, cujo controle remoto possui um botão de atalho exclusivo para o aplicativo. Também, foi anunciado uma versão para o Windows Phone, ainda sem data de lançamento.

Para promover a plataforma, a partir de 2016 as séries da Globo passaram a ser disponibilizadas no streaming antes da exibição na TV Aberta. O conceito é chamado de digital first. A primeira série a utilizar esse recurso foi Supermax, onde quase todos os episódios foram lançados no GloboPlay antes mesmo da estreia. Com exceção apenas do último episódio que foi exibido na Globo primeiro.

Em 7 de dezembro de 2017, a plataforma passou a disponibilizar também em todos os dispositivos os conteúdos regionais das afiliadas da Globo. No início de 2018, passou a disponibilizar em seu catálogo filmes nacionais da Globo Filmes e produções infantis do canal Gloob. Entre 4, 5 e 12 de Julho do mesmo ano, a Globo exibiu o Cine Globo Play com filmes nacionais para promover a plataforma.

Reformulação

No início de 2018, foi anunciado que o Grupo Globo estava investindo em um novo serviço de streaming a ser lançado ainda no mesmo ano. Sem uma data prevista, o novo serviço surgiria para competir com a Netflix. Com isso, especulou-se o fim do Globo Play para o surgimento de uma nova plataforma, que foi chamada provisoriamente de "Globoflix" pela imprensa.

Além da programação da Globo, o novo serviço agregaria também o conteúdo dos canais Globosat (atualmente, disponíveis no Globosat Play) e além de produções feitas especialmente para o novo serviço, como as séries Ilha de Ferro e Assédio. Além de também contar no catalogo séries internacionais de sucesso, sendo que a primeira aquisição do grupo foi os direitos da série The Good Doctor (anunciado em julho).

No final de Agosto, foi revelado de que não se tratava de um novo streaming. Mas de uma reformulação do Globoplay, que ganhou novo logotipo e ganhará novos conteúdos em seu catalogo. Como as séries internacionais.

Produções Originais

Além da programação da Globo, e de outros conteúdos nacionais e internacionais, o Globoplay disponibiliza produções próprias. Feitas especialmente e exclusivamente para a plataforma, algumas delas em parceria com o GShow ou produtoras independentes. Muitas destas produções, principalmente as séries, acabam sendo exibidas na TV Aberta um tempo após o lançamento na plataforma.

Séries e Minisséries Dramáticas

Séries de Comédia

Programas

Spin-Offs

Compactos