FANDOM

Gugu Liberato é um conhecido apresentador e empresário.

Trajetória

Antônio Augusto Moraes Liberato nasceu em 10 de Abril de 1959 na cidade de São Paulo. Filho de imigrantes portugueses, começou trabalhando como office-boy em uma imobiliária ainda adolescente. Aos 15 anos, começou a trabalhar como auxiliar de escritório em uma emissora de TV. Aos 19, tornou-se produtor de TV por pouco tempo.

Chegou a iniciar um curso de Odontologia na Universidade de Marília (Unimar), na cidade de Marília, em São Paulo, porém desistiu do curso após começar a trabalhar com Silvio Santos. Gugu escrevia cartas sugerindo programas para o apresentador, e este o contratou. Sua carreira como apresentador começou no início dos anos 80 e um de seus primeiros programas foi a versão paulista da Sessão Premiada em 1981.

Em 1982, passou a apresentar o Viva a Noite, programa criado por uma importante diretora argentina, que depois de algumas mudanças de formato, Gugu passou a comandar sozinho. No mesmo período, também cuidou de outros programas do SBT, como o Domingo no Parque em que dirigia e a Semana do Presidente em que editava.

O grande sucesso do Viva a Noite consolidou Gugu como animador de auditório. Depois do sucesso do grupo latino Menudo, tornou-se um empresário de sucesso lançou grupos musicais brasileiros como o Dominó e Polegar.

Em agosto de 1987, Gugu assinou contrato com a Globo. Porém, no sábado de Carnaval de 1988, Silvio Santos foi pessoalmente falar com Roberto Marinho para pedir a liberação do apresentador para permanecer no SBT. O apresentador permaneceu, e teve seu salário dez vezes maior. Além disso, Silvio ofereceu parte de sua programação dominical à ele, pois iria se submeter a uma delicada cirurgia na época e precisava de alguém que pudesse substituí-lo no futuro.

Com o passar dos anos, comandou diversos programas de domingo e de sábado. Como o Passa ou Repassa, Cidade Contra Cidade, Roletrando (no qual apresentava junto com Silvio Santos, TV Animal e Sabadão Sertanejo. Mas se consagrou como apresentador dominical comandando o Domingo Legal, que estreou em 1993. Atração que rivalizava diretamente com o Domingão no Faustão no horário e formando assim, uma histórica e acirrada guerra pela audiência. Com o Domingo Legal, Gugu alcançava ótimos índices no Ibope, chegando a conquistar picos de 40 pontos.

Nesse meio tempo, Gugu atuou em alguns filmes e lançou diversos discos, a maioria deles voltados para o público infantil. Dentre as músicas de maior sucesso de sua carreira estão o "Baile dos Passarinhos" e "Meu Pintinho Amarelinho". Gugu recebeu 11 prêmios do Troféu Imprensa e também lançou duas séries de revistas em quadrinhos.

Em 7 de setembro de 2003, protagonizou um dos maiores escândalos da televisão brasileira. Quando o Domingo Legal exibiu uma entrevista com dois supostos integrantes do PCC, que faziam ameaças ao então vice-prefeito de São Paulo, Hélio Bicudo, aos jornalistas José Luiz Datena e Marcelo Rezende, e ao comentarista de futebol Oscar Roberto Godói. A polícia investigou o caso e descobriu que a entrevista foi uma farsa, e que os dois homens entrevistados eram figurantes. Em 15 de setembro, em entrevista à Hebe Camargo, Gugu afirmou que não havia visto as reportagens antes de ir ao ar naquele dia em específico oius estava preocupado com a saúde de seu pai.

O apresentador, assim como sua equipe e a emissora foram processados, e o escândalo manchou a imagem do SBT. Como consequência da falsa entrevista, a Justiça puniu o programa fazendo-o sair do ar por uma semana. Após voltar no ar, o Domingo Legal foi perdendo audiência gradativamente, perdendo para outras atrações da concorrência.

Nos anos seguintes, passou a ser constantemente convidado pela Record, que queria contratá-lo. Isso se concretizou em 25 de junho de 2009, quando deixou o SBT e assinou um contrato de oito anos com a emissora de Edir Macedo, ganhando um salário de R$3 Milhões. Sua estreia na nova emissora aconteceu em 30 de Agosto do mesmo ano, com o Programa do Gugu. Além disso estava previsto para ele um programa de entrevistas na Record News, o que nunca aconteceu.

O Programa do Gugu saiu das noites e migrou para as tardes em 2010. O programa saiu do ar em 2013 após Gugu deixar a emissora no mês de junho por conta dos cortes de verba em seu programa. Em 1º de julho de 2014, assinou um novo acordo com a Record, através de sua produtora GGP Produções. Após dois anos afastado da TV, estreou em 25 de Fevereiro de 2015 a primeira temporada do Gugu. Atração que nos dois primeiros anos foi produzido diretamente dos estúdios da GGP em Barueri.

Com o fim de Gugu, o apresentador deixou de apresentar programas de auditórios fixos e começou a comandar programas por temporadas. Estreou em 2018 no comando do Power Couple Brasil e Canta Comigo.

Gugu é casado com a médica Rose Miriam di Matteo, com quem tem três filhos: João Augusto e as gêmeas Marina e Sofia.

Televisão

Ano Programa
1981 - 1982 Sessão Premiada / Sessão das Dez Premiada
1982 - 1992 Viva a Noite
1986 - 1988 Parada do Dia das Crianças
1988 - 1989 Cidade Contra Cidade
1988 - 1994 Passa ou Repassa
1988 - 1989 Roletrando
1989 - 1993 TV Animal
1989 Adivinhe Se Puder
1989 - 1991 Corrida Maluca
1991 - 1992 Big Domingo
1991 - 1996 Sabadão Sertanejo
1992 - 1993 Programa de Vídeos
1992 Super Paradão
1993 Play Game
1992 - 1993 Nações Unidas
1993 Domingugu
1993 - 2009 Domingo Legal
1994 - 1995 Paradão Sertanejo
1994 Noite dos Artistas
1997 - 2002 Sabadão
1998 - 2008 Teleton
2002 - 2003 Disco de Ouro
2009 - 2013 Programa do Gugu
2015 - 2017 Gugu
2015 - Atual Teleton
2015 - Atual Família Record
2018 Power Couple Brasil
2018 Canta Comigo