FANDOM

O Hoje em Dia é a revista eletrônica matinal da RecordTV. No ar desde 22 de Agosto de 2005, atualmente é apresentado por César Filho, Ana Hickmann, Renata Alves e Ticiane Pinheiro.

História

A Record começou a produzir uma nova revista eletrônica em meados de 2005, para reestruturar a faixa matutina da programação. Com a intenção de substituir o Note e Anote, que já estava desgastado, que nos seus últimos anos era apresentado por Claudete Troiano. A emissora encomendou um programa no estilo dos programas matinais americanos como o Good Morning America e Today Show.

Ana Hickmann e Marcelo Rezende foram chamados para a gravação de um piloto em junho, mas Marcelo desistiu do projeto e foi substituído por Rodolpho Gamberini. Com o piloto aprovado, a emissora escalou o programa para estrear em agosto. Porém, Gamberini foi transferido para o SP Record, após avaliação de que o jornalista não se adequava à proposta. Na procura de um novo nome para dividir a apresentação com Ana, Britto Jr. é contratado em 11 de Agosto. Em 15 de Agosto, foi a vez de Edu Guedes ser contratado para o time de apresentadores.

O matinal estreou oficialmente em 22 de Agosto de 2005, Além de dobrar a audiência do horário, atraiu um público mais jovem para a faixa. E com o passar dos anos, foi ganhando colaboradores. Em 2007 Celso Cavallini passou a comandar os quadros com temáticas de aventura e game show como "Aventura no Parque" e "Raio-X da Aventura", Ticiane Pinheiro comandava quadros de entrevistas e matérias na rua e servia como apresentadora eventual, Chris Flores aparecia para falar das notícias das celebridades e Luciana Liviero que fazia entradas ao vivo no primeiro bloco do programa que era dedicado às notícias.

Em 2008, Caroline Bittencourt e Raica Oliveira se tornaram colaboradoras mas ficaram poucos meses no programa. Raica foi substituída por Gustavo Sarti com o quadro "Oficina da Moda". Em setembro daquele, a atração marcava entre 8 e 12 pontos de audiência. Seis mais que o Note e Anote na sua última fase e chegando até a liderança em várias oportunidades. Incomodando a Globo que exibia no horário o Mais Você. No mesmo ano, Chris Flores deixa de ser apenas a colunista de celebridades e se torna apresentadora fixa do programa (ela só foi creditada na abertura como apresentadora apenas no ano seguinte). Com isso, o programa se torna um sucesso de audiência e faturamento, e o time de apresentadores passa a ser chamado de "Quarteto Fantástico" pela mídia.

Em maio de 2009, Britto Jr. deixa o programa para apresentar o reality A Fazenda (em uma saída que inicialmente seria temporária) e foi substituído por Celso Zucatelli. Em 24 de dezembro do mesmo ano, Ana Hickmann saiu da atração para apresentar somente o Tudo é Possível, dominical que comandava após a saída de Eliana da Record. Ela foi substituída por Gianne Albertoni. Em 2010, ganhou um estúdio no Rio de Janeiro apresentado por Mariana Leão, e outro estúdio em Belo Horizonte apresentado por Natália Guimarães. Ambas faziam entradas ao vivo para chamar quadros e reportagens.

Ainda em 2010 Amin Khader entra para o time de colaboradores. Em 14 de fevereiro de 2012, Gianne Albertoni deixa a apresentação e passa a fazer apenas reportagens externas. No final do ano ela se desliga do programa de vez. Além disso, Ticiane Pinheiro deixa seu quadro para apresentar o Programa da Tarde.

Em dezembro de 2014, a emissora anuncia a saída de Edu Guedes, Celso Zucatelli e Chris Flores do comando do programa para o ano seguinte. Foram substituídos em 12 de Janeiro de 2015 por César Filho (recém-saído do SBT), Ana Hickmann (voltando à atração) e Renata Alves (que fazia reportagens para o Domingo Espetacular). Além disso, o quadro de culinária ficou com o chef Dalton Rangel e as reportagens com Elcio Coronato. Gustavo Sarti e o Dr. Antônio Sproesser foram os únicos remanescentes. No final do ano, os quadros "Além do Peso" e "Patrulha do Consumidor" que antes eram do Programa da Tarde, passaram a fazer parte do Hoje em Dia após o fim do vespertino. Celso Russomano se torna repórter da atração.

Em janeiro de 2017, o ator Sérgio Marone cobriu as férias de César Filho. Em janeiro de 2018, o jornalista Tino Júnior assumiu essa função.

Edições Especiais

Edições de Sábado e Domingo

Durante alguns anos, o Hoje em Dia ganhou uma edição especial de sábado e até de domingo. O Hoje em Dia Especial de Sábado estreou em novembro de 2007, inicialmente apresentado por Chris Flores, Adriana Reid e Celso Zucatelli. Em 2008, Adriana Reid é substituída por Ana Hickmann e Edu Guedes, com Ticiane Pinheiro e Celso Cavallini apresentando quadros.

Em 2009, os apresentadores originais deixaram de apresentar essa edição. Celso Zucatelli continuou na apresentação, dividindo-a com Amanda Françozo, Mauro Ribeiro e Carolina Magalhães. E em 2010, Zucatelli passou a dividir a apresentação com Celso Cavallini e Mariana Leão. A edição de sábado ficou no ar até dezembro de 2011, e era reprisada nos domingos de manhã na Record News.

O Hoje em Dia Especial de Domingo estreou em 2009, apresentado por Amanda Françozo e Kelly Key. Mas saiu do ar meses depois.

Especial de Natal

Entre 2006 e 2013, o programa ganhava uma edição especial na véspera de Natal. O Hoje em Dia Especial de Natal promovia um amigo secreto entre apresentadores, jornalistas, atores e comediantes da Record. Em 2009, esse amigo secreto ganhou também uma versão especial de Ano Novo. A partir de 2014, deixou de ser apenas um quadro para se tornar um programa especial fixo na grade noturna da emissora, o Família Record.

Edições Locais

Entre 2010 e 2012 o Hoje em Dia teve algumas edições locais exibidas durante a primeira meia-hora do programa em seus estados específicos. Essas edições foram exibidas pela última vez em 3 de fevereiro de 2012.

O Hoje em Dia Rio estreou em 4 de outubro de 2010. Foi originalmente apresentado apenas por Mariana Leão e, depois ganhou o reforço de Fábio Ramalho. O Hoje em Dia Minas estreou em 6 de setembro de 2010 e foi apresentado por Natália Guimarães e o jornalista André Vasconcelos, tendo como repórteres Patrícia Gomes e Hélverte Moreira. Em 2011 André é substituído por Dudu Schechtel, e passou a ter reportagens de Flávia Scalzo.

O Hoje em Dia Bahia estreou 13 de dezembro de 2010 apresentado por Ana Paula Farias e Marcus Pimenta, com notícias de Renata Maia. E o Hoje em Dia RS foi a última edição a ser criada. Estreou em 31 de janeiro de 2011, apresentado por Aline Schneider e Luciano Fechner,

Cronologia da Equipe

Apresentadores Fixos

Colunistas

Repórteres

Apresentadores Eventuais

Direção