FANDOM

Ivete Sangalo é uma cantora, compositora, empresária, apresentadora e jurada.

Trajetória

Ivete Maria Dias de Sangalo Cady nasceu em 27 de Maio de 1972 em Juazeiro, Bahia. Filha caçula da pernambucana, Maria Ivete Dias de Sangalo com o hispano-brasileiro, Alsus Almeida de Sangalo, nasceu em uma família de músicos e desde pequena já demonstrava talento para a música. Sua primeira aparição na TV foi ainda criança, como caloura do programa Clube do Mickey da TV Itapoan em 1982, apresentado por Mara Maravilha. Sua adolescência foi muito conturbada, para sustentar sua família chegou a trabalhar como modelo e vendedora de roupas e marmitas. Cursou um ano de Administração e Secretariado Executivo.

Iniciou sua carreira profissional em 1993, quando começou a cantar na Banda Eva, onde alcançou sucesso nacional. Com vários hits e vendendo mais de 4 milhões de discos. Em 1998, apresentou o Planeta Xuxa durante a licença-maternidade de Xuxa.

Em 1999, iniciou sua carreira solo. Seu primeiro álbum solo, lançado naquele mesmo ano, teve uma vendagem de mais de 300 mil cópias, recebendo uma certificação de platina. Tendo como grande hit a canção "Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim", que fez parte da trilha sonora da novela Uga Uga em 2000 e alavancou sua carreira.

Frequentemente reconhecida pela sua poderosa voz, carisma e notáveis performances, é considerada uma das maiores cantoras do Brasil, sendo reconhecida internacionalmente. Com o passar do anos, lançou vários álbuns, gerando grandes singles como "A Lua Que Eu Te Dei", "Festa", "Sorte Grande", "Flor do Reggae", "Abalou", "Quando a Chuva Passar", "Berimbau Metalizado", "Não Precisa Mudar", "Deixo", "Cadê Dalila?", "Agora Eu Já Sei", "Na Base do Beijo", "Acelera Aê" entre outros. Durante toda sua carreira já vendeu cerca de 20 milhões de discos.

Ganhou o status de "Maior vendedora de DVDs do mundo em 2007", ao atingir a marca de 1,8 um milhão e oitocentas mil cópias vendidas com seu DVD ao vivo no Maracanã. Foi comparada pelo jornal americano The New York Times a Janis Joplin e Tina Turner. É recordistas de troféus no Prêmio Multishow e Melhores do Ano, além de ser a cantora que mais ganhou Troféu Imprensa. Também já recebeu 15 indicações ao Grammy Latino, tendo ganhado três vezes. E já se apresentou em grandes eventos mundiais, a na Copa América de 2011, a Copa das Confederações de 2013, Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Paraolímpicos de 2016.

Na TV, fez algumas participações especiais em algumas produções, como na série Brava Gente e nas novela Paraíso Tropical e Cheias de Charme, seja como ela mesma ou fazendo algum personagem. Também já fez parte da trilha sonora de diversas novelas, além de cantar na abertura de algumas como Haja Coração e O Tempo Não Para. Foi apresentadora especial durante uma edilção do Caldeirão do Huck em 2003, em comemoração ao aniversário de Luciano Huck, e em uma edição do Mais Você em 2011, em comemoração ao aniversário de Ana Maria Braga. Apresentou o dominical Estação Globo por 4 anos, entre 2005 e 2009.

Em 2012, protagonizou um episódio da série As Brasileiras. Mas na novela Gabriela, no mesmo ano, que ganhou seu primeiro personagem fixo, interpretando Maria Machadão. Papel que lhe rendeu o Prêmio Contigo! de TV de Revelação da TV de 2013. Entre 2015 e 2016, foi apresentadora do programa Superbonita do GNT. Foi jurada e mentora na primeira temporada do Superstar em 2014. E também foi apresentadora do Prêmio Multishow por 4 anos seguidos. Foi jurada e mentora das duas primeiras temporadas do The Voice Kids, até ser remanejada para o The Voice Brasil em 2017. Ela é mentora deste último até os dias de hoje.

Atualmente é casada com o nutricionista Daniel Cady, com quem tem três filhos, Marcelo, Helena e Marina. Estima-se que Ivete tenha um patrimônio de cerca de R$ 500.000.000, além de ter diversos negócios paralelos, incluindo sua própria produtora.

Trabalhos na TV

Ano Título Personagem / Cargo Nota
1982 Clube do Mickey Participante / Caloura
1998 Planeta Xuxa Apresentadora Especial
2001 Brava Gente Rosália Ep: "A Moda do Chifre"
2001 Escolinha do Barulho Professora 1 Episódio
2001 Sítio do Picapau Amarelo Cassia Ep: "A Festa da Cuca"
2003 Caldeirão do Huck Apresentadora Especial Em 31/08/2003
2003 Siga Aquela Estrela Ivete Soares Especial de fim de ano
2005 – 2009 Estação Globo Apresentadora
2007 Paraíso Tropical Ela mesma Em 10/02/2007
2011 Mais Você Apresentadora Especial Em: 01/04/2011
2011 Avon Voices Jurada / Mentora
2012 As Brasileiras Raquel Ep: "A Desastrada de Salvador"
2012 220 Volts Ela mesma Ep: "Fama"
2012 Cheias de Charme Em 14/05/2012
2012 Gabriela Maria Machadão
2012 CQC Apresentadora Especial Em 05/11/2012
2012 – 2015 Prêmio Multishow Apresentadora
2013 Vai que Cola Ivonete Salgado Ep: "Tempero Baiano"
2013 Ídolos Kids Mentora especial Ep: "Final"
2014 Superstar Jurada / Mentora 1ª Temporada
2015 – 2016 Superbonita Apresentadora Temporadas 16 e 17
2016 – 2017 The Voice Kids Jurada / Mentora 1ª e 2ª Temporadas
2016 The Voice Brasil Supertécnica 5ª Temporada
2017 – Atual Técnica / Mentora