FANDOM

O Jornal das Dez (ou J10) é o principal telejornal da Globo News. No ar desde 1996, é atualmente apresentado por Heraldo Pereira.

O Jornal

O J10 traz uma análise dos principais acontecimentos do dia no Brasil e no mundo. Com entrevistas, debates, comentaristas e correspondentes internacionais.

Exibido todos os dias das 22h às 23h (exceto aos domingos, quando tem 30 minutos de duração), é um dos poucos telejornais brasileiros a ser exibido de domingo à domingo. Junto com o Jornal da Globo News, SBT Notícias, Hora News e Jornal Toda Hora.

História

Vários apresentadores já passaram pela bancada do telejornal nas sucursais de São Paulo e Brasília, entre eles, Lílian Amarante, Veruska Donato, Mônica Waldvogel, Guto Abranches, Carlos Alberto Sardenberg, Mariana Godoy, Dony de Nuccio e Renata Lo Prete em São Paulo; e Fábio William, Adriana Mota e Mônica Carvalho em Brasília. Além dos comentaristas Tereza Cruvinel e Franklin Martins (política) e Emir Sader

Em 2006, Veruska Donato, então apresentadora paulista, tornou-se repórter da Globo, Mônica Waldvogel a substituiu. Em 18 de novembro de 2008, Mônica passou a apresentar o Entre Aspas, e com isso foi substituída por Carla Lopes. Essa foi substituída por Carlos Alberto Sardenberg, então comentarista do noticiário.

Sandenberg retorna ao posto de comentarista em agosto de 2010, Ricardo Lessa assume a apresentação em São Paulo, até setembro de 2011, quando Mariana Godoy se torna a titular. Em 2012, André Trigueiro deixou a apresentação do jornal no Rio de Janeiro para apresentar seu programa Cidades e Soluções. Com isso, Mariana passa a apresentar o programa do Rio.

Com a mudança aconteceu uma renovação geral no telejornal. Além da nova apresentação no Rio, São Paulo e Brasília também ganharam novos apresentadores. Em SP, Dony de Nuccio assumiu, as notícias de economia, e Renata Lo Prete as de política. Em Brasília, João Borges apresenta as notícias econômicas e Gerson Camarotti se torna comentarista político.

Em 2014, Mariana Godoy deixou o telejornal e Eduardo Grillo assumiu a apresentação. Ele acabou sendo demitido pelo canal em outubro de 2015, assim que voltou das férias. Dony de Nuccio, então editor de economia do telejornal em São Paulo muda-se para o Rio de Janeiro e assume a apresentação.

No primeiro semestre de 2017, Dony de Nuccio deixou a bancada do jornal para substituir Evaristo Costa no Jornal Hoje. Renata Lo Prete assumiu a apresentação até o fim do ano quando assumiu o lugar de Willian Waack no Jornal da Globo. Em janeiro de 2018, Heraldo Pereira estreou no comando do noticiário que ganhou grafismo e cenário novos.