FANDOM

José Luiz Datena (ou simplesmente Datena), é um jornalista, apresentador e locutor esportivo.

Trajetória

Datena nasceu em 19 de Maio de 1967, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. Na terra natal, começou trabalhando como locutor e repórter esportivo em uma rádio. Posteriormente migrou para a televisão, onde durante os anos 80 trabalhou na TV Ribeirão (atual EPTV). afiliada da Globo. Sua reportagem sobre um lixão da cidade em 1983 lhe rendeu o primeiro de dois prêmios Vladimir Herzog.

Foi demitido da Globo em 1989 após ter subido no palanque do então candidato a presidente Lula durante a Eleição presidencial. A convite do narrador Luciano do Valle, foi para a Bandeirantes onde começou trabalhando na área esportiva, como locutor e repórter. Foi nessa época que ele passou a chamar a emissora de "Band", fazendo com que a mesma adotasse esse nome oficial a partir dos anos 90.

Em 1996, foi para a Record. Inicialmente fazendo parte da equipe esportiva, estreou em 1998 no comando do Cidade Alerta. Onde ele ficou conhecido nacionalmente e se consagrou no jornalismo policial. Passou pela RedeTV! em 2002, onde apresentou o Repórter Cidadão, permanecendo por pouquíssimo tempo. Voltou para a Record em seguida, e depois foi para a Band. Estreando no comando do Brasil Urgente e do No Coração do Brasil. Ele também já apresentou o São Paulo Acontece, além do programa Manhã Bandeirantes, na Rádio Bandeirantes.

Em 2011, assinou um contrato de cinco anos com a Record para voltar a apresentar o Cidade Alerta. Contudo, devido a problemas e divergências, ele rescinde com a emissora 43 dias após estrear no policialesco. Retornou para a Band logo em seguida.

Na Band, além do Brasil Urgente, Datena apresentou o game-show Quem Fica em Pé? entre 2012 e 2013. Em 2018, com o desejo de aposentar da apresentação de programa policiais, estreou em 2018 o dominical Agora é com Datena (que mais tarde passou a se chamar Agora é Domingo). Enquanto o Brasil Urgente passou a ser apresentado em um curto período por seu filho, Joel Datena. Mas antes mesmo do programa de auditório sair do ar, ele retornou a apresentar policialescos.

Na política, tentou se candidatar a prefeito pela cidade de São Paulo nas eleições de 2016, porém acabou desistindo. Em 2018, anunciou candidatura ao senado, mas novamente desistiu. Como locutor esportivo, narrou jogos de Copas do Mundo e também jogos olímpicos. Datena é casado com Matilde Foresto Datena há mais de três décadas e tem cinco filhos.

Trabalhos na TV

Ano Programa Função
1998 - 2002 Cidade Alerta Apresentador
1999 - 2000 2000 Today
1998 Locutor
1999 Fala Brasil Apresentador
2002 Repórter Cidadão
2002 - 2003 Cidade Alerta
2003 - 2011 Brasil Urgente
2006 - 2009 No Coração do Brasil
2009 - 2011 SP Acontece
2011 Cidade Alerta
2011 - Atual Brasil Urgente
2012 - 2013 Quem Fica em Pé?
2014 Copa do Mundo 2014 Locutor
2015 - 2016 O Craque e a Fera Apresentador
2016 Eurocopa 2016 Locutor
Olimpiada 2016
2018 - 2019 Agora é Domingo Apresentador