FANDOM

Lícia Manzo é uma autora de novelas, roteirista, produtora e diretora.

Trajetória

Lícia Manzo nasceu em 28 de Março de 1965 no Rio de Janeiro. Teve uma carreira de atriz durante quinze anos, deixando o ofício aos 30 anos de idade. Seu primeiro trabalho na televisão foi como roteirista do Sai de Baixo da Globo.

No início dos anos 2000, escreveu duas temporadas de Malhação e roteirizou a série A Diarista. Em 2008, foi colaboradora na novela Três Irmãs. No ano seguinte, escreveu a série Tudo Novo de Novo, seu primeiro trabalho como roteirista titular e solo.

Em 2011, estreou como autora titular de novelas, escrevendo A Vida da Gente, exibida na faixa das 18h. A trama, muito elogiada pela crítica, foi eleita pelo jornal espanhol 20 Minutos como a décima melhor telenovela brasileira de todos os tempos. Além de ter sido uma das obras nacionais mais vendidas para o exterior.

Em 2015, escreve Sete Vidas, inicialmente uma novela para as 23h mas que foi remanejada para as 18h, que também rendeu elogios da crítica especializada. Em 2020, após cinco anos longe da TV, conseguiu a oportunidade de estrear no horário nobre da Globo, com a novela Um Lugar ao Sol.

Com pouco tempo de carreira, e poucas novelas em seu currículo, Lícia logo se destacou na dramaturgia com suas obras elogiadas pela crítica. Suas novelas são conhecidas por abordar as relações familiares, sentimentos humanos e situações comuns do dia-a-dia.

Trabalhos na TV

Ano Título Cargo
1996 Sai de Baixo Roteirista
2003 Malhação Colaboradora

2004

A Diarista Roteirista
2008 Três Irmãs Colaboradora
2009 Tudo Novo de Novo Roteirista Titular
2011 A Vida da Gente Autora
2015 Sete Vidas
2020 Um Lugar ao Sol