FANDOM

Lig foi um CallTV Independente produzido pela EsoTV, subsidiária da Brazil Interactive Media. Estreou em 2012 tendo seu último programa em 2 de Janeiro de 2013. Já foi exibido pelo Terra Viva e pela Band (Parabólicas).

O Programa

O programa tinha uma proposta simples como a dos outros CallTVs. Aparecia um desafio na tela e o apresentador convencia o telespectador a ligar para o número para falar ao vivo.

O Telespectador ligava para um número, no qual ele deve participar de um jogo, onde ele tinha que confirmar se tal afirmação era verdadeira ou falsa. O participante deveria pontuar o máximo possível pois aquele com o maior número de pontos entre os participantes, é escolhido para falar ao vivo e responder o desafio.

O desafio do programa era sempre o mesmo. O telespectador precisa acertar a palavra que estava embaralhada na tela para ganhar um prêmio. O cenário era colorido, tinha uma poltrona e uma pequena mesa com telefone e dinheiro cenográfico. A cenografia lembrava o Hyper QI, produzido em 2010.

Não há informações sobre a data exata de estreia do programa. A edição mais antiga existente no YouTube data em Julho de 2012. Uma curiosidade é que em 2010, havia um CallTV chamado Lig Quiz que era exibido nas tardes pela BandSat e tinha Gabriele Serafim como uma das apresentadoras. Esse programa era dos mesmos produtores do polêmico Hyper QI.

Produção

O programa, como a maioria dos CallTVs feitos pela produtora tinha um time de apresentadores. Eles se revezavam a cada edição, e dependendo do horário, poderia haver troca de apresentadores ao vivo. Tinha exibições durante a tarde e a madrugada. Na Band, o programa era exibido nas tardes enquanto que no Terra Viva era exibido nas madrugadas.

Extinção

O programa teve sua última edição no dia 2 de Janeiro de 2013, tendo Gabriele Serafim apresentando o programa de despedida. O programa saiu do ar dando mais espaço à outro CallTV, o QI, que era da mesma produtora. O QI estreou em meados de 2012, então chegou a estar no ar na mesma época que o Lig. Com isso, alguns apresentadores como Gabriele Serafim, Sabrina Petrarca e Marcelo Ramlig apresentaram os dois programas.