FANDOM

Máquina da Fama foi um programa de auditório do SBT apresentado por Patrícia Abravanel. Exibido primeiramente aos sábados e posteriormente às segundas-feiras, foi ao ar entre 9 de Novembro de 2013 e 28 de Agosto de 2017.

O Programa

Era dirigido por Michael Ukstin e exibido nas noites de segunda após o Programa do Ratinho. A premissa do programa era uma competição de covers no palco, para isso os participantes passavam por uma transformação no visual e por ensaios de dança e voz para ficarem parecidos com os famosos homenageados e interpretá-los. Ao final, o auditório escolhia o melhor dentre os covers, tornando-se o vencedor da noite.

Com o tempo, a atração deixou de focar apenas na competição e ganhou novos quadros. No "Desafio da Máquina", celebridades são convidadas a fazerem uma apresentação como covers, cantando com suas próprias vozes ou dublando. No "Karaoké da Máquina", famosos eram desafiados a cantar músicas sugeridas pela produção. Em muitas oportunidades, até Patrícia Abravanel se arriscava fazendo covers, homenageando famosos brasileiros e estrangeiros.

Além disso, a partir de 2016 o programa deixou de ser uma competição e os covers se apresentavam em edições temáticas.

Produção

Entre 14 de Novembro e 13 de Setembro de 2013 o SBT exibiu o programa Famoso Quem? apresentado por Thammy Miranda, versão brasileira do reality internacional My Name Is. Porém, devido ao fracasso do programa, a emissora resolveu fazer alterações no formato e colocar Patrícia Abravanel como apresentadora. A FremantleMedia, dona dos direitos do reality, não aprovou e decidiu romper o contrato. Com isso, o canal resolveu lançar um novo programa, com proposta diferente e com o nome de Máquina da Fama.

Inicialmente era exibido no mesmo dia e horário do Famoso Quem?. Mas ainda no no mês de estreia foi transferido para as noites de segunda-feira, ficando nesse horário até o seu fim. Sofreu uma pausa em 18 de Agosto de 2014 devido à primeira licença maternidade de Patrícia, retornando em Março do Ano seguinte.

O SBT vende o formato no programa para o exterior com o nome de "Celebrity Tunnel".

Audiência

A audiência de estreia do programa foi inferior ao do Famoso Quem?, marcou 5,1 pontos de média. Porém, com a mudança aos índices aumentaram fazendo a atração chegar à vice-liderança isolada em diversas oportunidades. Inclusive dando dor de cabeça aos programas de Xuxa, concorrente direta no horário. O Xuxa Meneghel e o Dancing Brasil frequentemente ficavam em terceiro lugar.

Extinção

O programa teve sua última exibição em 28 de Agosto de 2017. A emissora decidiu encerrá-lo por conta da segunda gravidez de Patrícia Abravanel. O horário foi ocupado pelo Programa do Ratinho, que foi esticado, e pelo The Noite, que vai ao ar mais cedo nesse dia.