Wiki TVPédia Brasil
Advertisement
Wiki TVPédia Brasil

Malhação foi uma tradicional série juvenil da Globo, uma novela em estilo soap opera. Criada por Andréa Maltarolli e Emanuel Jacobina. Ao longo do anos, teve diversos autores e diretores. Exibido nas tardes, entre 1995 e 2020, teve 27 temporadas. Desde 2010, o Viva reprisa a série.

Formato

Exibida de segunda à sexta após o Vale a Pena Ver de Novo e antes da novela das 18h, foi exibido em temporadas regularmente anuais. Cada uma dessas temporadas era uma novela única, com histórias diferentes e mudanças no elenco.

Abordava o mundo dos adolescentes. Retratando seus relacionamentos conturbados, e outros temas comuns desta fase como estudos, relação com os pais, dúvidas quanto ao futuro profissional, distúrbios alimentares, aparência, gravidez precoce, drogas, sexualidade, entre outros.

As histórias eram sempre protagonizadas por atores jovens, Anteriormente, na maioria das vezes, por um casal que, enfrentava todas as artimanhas dos antagonistas para ficarem juntos. Algumas temporadas tiveram mais de um casal protagonista e até cinco protagonistas em uma única temporada. Paralelamente havia também tramas adultas, geralmente protagonizadas pelos pais dos protagonistas, que abordam temas como corrupção, erro médico, adultério, divórcio, entre outros.

Produção e Evolução

Foi criada por Andréa Maltarolli, inspirada no livro "Confissões de Adolescente" de Maria Mariana (a autora deste livro trabalhou ao lado de Andréa escrevendo as temporadas de 1998 e de 1999). A obra estreou em 24 de Abril de 1995, em comemoração aos 30 anos da Globo.

A série inaugurou um novo conceito dentro da emissora: o formato soap opera, semelhante ao produzido nos Estados Unidos. Este formato permitia um término em aberto e maior flexibilidade para mudanças nas narrativas. Além de ser mais longa que as tradicionais novelas, sendo divididas em temporadas e com mudanças no elenco com o passar do tempo. Ao invés do tradicional drama, a série tinha a premissa de abordar de maneira leve e bem-humorada às questões pertinentes ao universo jovem.

Nos primeiros três anos da obra, o cenário principal da história foi uma academia de ginástica chamada "Academia Malhação" (a Primeira Geração). A ideia surgiu das conversas entre Andréa Maltarolli e Emanuel Jacobina, quando ambos integravam a oficina de roteiristas da Globo. Essa academia foi construída nos estúdios da Cinédia, em Jacarepaguá, e ocupava uma área de 1.560 metros quadrados.

Na quarta temporada (1998), a academia deixou de ser o cenário principal para focar em corridas de automóveis (tendo gravações em externas). Na quinta temporada, inicialmente, passou a ser exibida ao vivo em um único cenário, o "Muquifo do Mocotó", e protagonizado por Mocotó (André Marques). Mas pouco tempo depois, na mesma temporada, o cenário da academia voltou de uma forma diferente da anterior.

A obra passou por uma reformulação a partir da sexta temporada (1999). A academia saiu de cena e o Colégio Múltipla Escolha passou a ser o cenário principal (a Segunda Geração), permanecendo até a 16ª temporada (2009). Da 17ª à 19ª temporada, a série teve como cenário diferentes unidades do Colégio Primeira Opção (a Terceira Geração). Já na 20ª temporada (2012), o cenário foi o Colégio Quadrante (a Quarta Geração). E na 21ª (2013), um casarão de uma família no Grajaú, assim como o Colégio Destaque (a Quinta Geração).

Na temporada de 2014 (22ª), a série novamente passou a ter uma academia como cenário: a Academia do Gael, em conjunto com a Escola de Artes Ribalta (a Sexta Geração). A 23ª e a 24ª temporada foi ambientada principalmente no colégio Dom Fernão (a Sétima Geração). Já a 25ª temporada (2017-2018) teve uma novidade, foi a única a ser ambientada em São Paulo (as outras eram no Rio de Janeiro), tendo como cenário principal as zonas leste e sul da capital paulista, e os colégios como complemento. Além de ter como protagonistas cinco meninas, e não um casal principal como normalmente acontece (a Sétima Geração).

Na 26ª temporada (2018-2019), a obra voltou a ser ambientada no Rio de Janeiro, e tendo como cenários principais o Colégio Sapiência e a ONG Percurso (a Oitava Geração). Esta temporada teve 17 protagonistas e a cada duas semanas era abordada a história de cada um deles, retomando um dos formatos apresentado em algumas temporadas anteriores. Inspirado na série canadense 30 Viés de Fabienne Larouche. A 27ª temporada (2019-2020), por conta da chegada da pandemia de COVID-19 no Brasil, teve suas gravações interrompidas em março de 2020 e seu último capítulo antecipado para 3 de abril.

Encerramento

Na semana seguinte, em 6 de abril de 2020, a faixa passou a ser ocupada pela reprise da temporada Viva a Diferença. Naquela época, por conta da situação da pandemia, ainda não havia previsão para o lançamento da 28ª temporada inédita, cuja produção ainda estava confirmada e tinha o título de "Transformação", sendo escrita por Priscila Steinman. No entanto, em 25 de janeiro de 2021, a reprise de Viva a Diferença, foi substituída pela reprise da temporada Sonhos, adiando um possível retorno de episódios inéditos.

No final de agosto de 2021, a Globo confirmou o cancelamento de "Transformação", e o adiantamento da temporada "Eu Quero é Ser Feliz" para o seu lugar, escrita pelos irmãos Marcos e Eduardo Carvalho e que originalmente viria na sequência da temporada escrita por Steinman. Porém, em 28 de setembro de 2021, a jornalista Patrícia Kogut do jornal O Globo confirmou que a emissora cancelou o retorno de Malhação para uma temporada inédita e que a reprise de Sonhos seria a última a ser exibida na programação, pois a Globo pretende reformular a grade vespertina em 2022.

Temporadas

# Título/História Início Término Autoria Direção Caps.
1 24 de Abril de 1995 29 de Dezembro de 1995 Andréa Maltarolli
Emanuel Jacobina
Márcia Prates
Patrícia Moretzsohn
Roberto Talma 180
2 8 de Abril de 1996 3 de Janeiro de 1997 Andréa Maltarolli
Márcia Prates
Patrícia Moretzsohn
Glória Barreto
Felipe Miguel
Emanuel Jacobina
Carlos Magalhães 195
3 31 de Março de 1997 2 de Janeiro de 1998 Emanuel Jacobina
Andréa Maltarolli
Patrícia Moretzsohn
Glória Barreto
Felipe Miguez
Carlos Lombardi
Alessandra Pogge
Carlos Gregório
José de Carvalho
Teresa Frota
Flávio Colatrello Jr. 200
4 Malhação 98 30 de Março de 1998 2 de Outubro de 1998 Emanuel Jacobina
Glória Barreto
Patrícia Moretzsohn
Décio Coimbra
Maria Mariana
Ricardo Hofstetter
Vinícius Vianna
Ronaldo Santos
Ricardo Limeira
Flávio Colatrello Jr.
Ignácio Coqueiro
110
5 Malhação.com 5 de Outubro de 1998 15 de Outubro de 1999 Andréa Maltarolli
Maria Mariana
Mariana Mesquita
Ricardo Hofstetter
Flávio Colatrello Jr. 270
6 Múltipla Escolha 18 de Outubro de 1999 7 de Abril de 2000 Emanuel Jacobina
Maria Elisa Berredo
Patrícia Moretzsohn
Ricardo Hoffstetter
Ricardo Waddington 125
7 10 de Abril de 2000 4 de Maio de 2001 Emanuel Jacobina
Maria Elisa Berredo
Patrícia Moretzsohn
Ricardo Holfstetter
Andréa Maltarolli
Edson Spinello 277
8 7 de Maio de 2001 19 de Abril de 2002 Andréa Maltarolli
Ricardo Hofstetter
Cristianne Fridman
Paula Amaral
Edson Spinello
Cláudio Boeckel
248
9 22 de Abril de 2002 25 de Abril de 2003 Andréa Maltarolli
Ricardo Hofstetter
Edson Spinello
Carlo Milani
Cláudio Boeckel
263
10 28 de Abril de 2003 14 de Janeiro de 2004 Ricardo Hofstetter
Duba Elia
Paula Amaral
João Brandão
Cristianne Fridman
Lícia Manzo
Glória Barreto
Mariana Mesquita
Edson Spinello
Mário Márcio Bandarra
Roberto Vaz
188
11 19 de Janeiro de 2004 14 de Janeiro de 2005 Ricardo Hofstetter
Izabel de Oliveira
Mariana Mesquita
Alessandra Poggi
Lícia Manzo
Mário Márcio Bandarra
Roberto Vaz
250
12 17 de Janeiro de 2005 13 de Janeiro de 2006 Paula Amaral
Izabel de Oliveira
Mariana Mesquita
Alessandra Poggi
Mário Márcio Bandarra
Roberto Vaz
Paola Pol Balloussier
258
Izabel de Oliveira
Mariana Mesquita
Alessandra Poggi
Celso Taddei
Márcio Wilson
Roberto Vaz
Ricardo Waddington
262
14 15 de Janeiro de 2007 12 de Outubro de 2007 Izabel de Oliveira
Paula Amaral
183
15 15 de Outubro de 2007 9 de Janeiro de 2009 Patrícia Moretzsohn
Jaqueline Vargas
Mário Márcio Bandarra
Ricardo Waddington
Marcos Paulo
215
16 12 de Janeiro de 2009 6 de Novembro de 2009 Patrícia Moretzsohn
Glória Barreto
Alessandra Poggi
Marcos Paulo
Luiz Pilar
Paola Pol Balloussier
215
17 Malhação ID 9 de Novembro de 2009 20 de Agosto de 2010 Ricardo Hofstetter Mário Márcio Bandarra
Paola Pol Balloussier
200
18 Cidade Partida e a Adolescência 23 de Agosto de 2010 26 de Agosto de 2011 Emanuel Jacobina Adriano Melo
Leonardo Nogueira
Ricardo Waddington
249
19 Malhação Conectados 29 de Agosto de 2011 10 de Agosto de 2012 Ingrid Zavarezzi Mário Márcio Bandarra
José Alvarenga Jr.
248
20 Intensa Como a Vida 13 de Agosto de 2012 5 de Julho de 2013 Rosane Svartman
Glória Barreto
Luiz Henrique Rios
José Alvarenga Jr.
228
21 Casa Cheia 8 de Julho de 2013 11 de Junho de 2014 Ana Maria Moretzsohn
Patricia Moretzsohn
Vinícius Coimbra
Dennis Carvalho
241
22 Sonhos 14 de Junho de 2014 14 de Agosto de 2015 Rosane Svartman
Paulo Halm
Luiz Henrique Rios
José Alvarenga Jr.
280
23 Seu Lugar no Mundo 17 de Agosto de 2015 2 de Agosto de 2015 Emanuel Jacobina Leonardo Nogueira
Adriano Melo
250
24 Pro Dia Nascer Feliz 22 de Agosto de 2016 3 de Maio de 2017 180
25 Viva a Diferença 8 de Maio de 2017 5 de Março de 2018 Cao Hamburguer Paulo Silvestrini 213
26 Vidas Brasileiras 7 de Março de 2018 17 de Abril de 2019 Patrícia Moretzsohn Natália Grimberg 287
27 Toda Forma de Amar 18 de Abril de 2019 3 de Abril de 2020 Emanuel Jacobina Adriano Melo 253

 Derivados

Título Início Término Autoria Direção Caps
Malhação de Verão 4 de Março de 1996 5 de Abril de 1996 Emanoel Jacobina
Maria Helena Nacimento
Vinícius Vianna
Patrícia Moretzsohn
Carlos Magalhães 25
As Fives 12 de novembro de 2020 14 de janeiro de 2021 Cao Hamburger Rafael Miranda
Dainara Toffoli
Natália Warth
José Eduardo Belmonte
10

Elenco

Ao longo dos anos, Malhação utilizou a troca de experiências entre atores veteranos e jovens talentos como uma marca registrada. Por ser uma obra voltada para o público jovem, foi (e continua sendo) responsável por revelar jovem atores que seguem carreira em outras produções da emissora posteriormente. Sendo considerada uma "escola de novos talentos".

Dezenas de novos atores foram revelados e se destacaram nas temporadas da série. Destacam-se André Marques, Bruno de Luca, Priscila Fantin, Mário Frias, Sérgio Hondjakoff, Henri Castelli, Juliana Silveira, Fernanda Vasconcellos, Thiago Rodrigues, Marjorie Estiano, Guilherme Berenguer, Mariana Rios, Bianca Bin, Nathalia Dill, Sophie Charlotte, Caio Castro, Fiuk, Marcello Melo Jr., Caio Paduan, Thais Melchior, Bruno Gissoni, Gabriel Leone, Juliana Paiva, Alice Wegmann, Isabella Santonni, Rafael Vitti, Anajú Dorigon, Felipe Simas, Jeniffer Nascimento, Marina Moschen, Nicolas Prattes, Bárbara França, Aline Dias, Talita Younan, Daniel Rangel, Leonardo Bittencourt, Alanis Guillen entre muitos outros.

Licenciamento

Ao longo dos anos, a Globo comercializou vários produtos com a marca Malhação. Como sandálias, bonés, moletons, camisetas, cosméticos e até jogo de tabuleiro. Em 1995, a Editora Globo lançou uma revista mensal da série, focada em temas como esporte, saúde e beleza.

Advertisement