FANDOM

Mamma Bruschetta é um personagem do ator, humorista e apresentador Luiz Henrique.

Trajetória

Luiz Henrique nasceu em 13 de Setembro de 1949 em São Paulo. Estreou na televisão na década de 80 na TV Gazeta, fazendo parte do programa TV Mix. Lá, interpretava a personagem Condessa Giovanna, uma italiana. Com essa personagem, integrou o juri do Show de Calouros do SBT na década seguinte.

Também na década de 90, fez parte do elenco do Rá-Tim-Bum da Cultura, onde interpretava o ET Zero, que aparecia voando dentro de uma nave e sobrevoava a cidade de São Paulo. Na Cultura, ainda fez uma participação em um episódio da série Mundo da Lua.

Em 2001, passou a fazer parte do Mulheres na Gazeta, onde começou a interpretar a personagem que mais lhe deu fama na TV: a Mamma Bruschetta. de uma típica imigrante italiana fofoqueira, que comentava sobre celebridades e as novelas.

Quando o programa era apresentado por Clodovil Hernandes, Mamma tinha um estilo mais venenoso. Porém, a personagem teve que ser reformulada quando Cátia Fonseca assumiu a atração, passando a fazer comentários mais leves. Usando o pretexto de que ela tinha recebido a "benção" do Papa.

Mamma ainda participou do "Jogo dos Pontinhos" do Programa Silvio Santos entre 2011 e 2014, além de ter sido uma das artistas que mais pontuou no quadro "Jogo das 3 Pistas", alcançando 87 pontos. Em 2007, fez uma participação no filme "Falsa Loira", interpretando um dono de casa noturna.

Em meados de 2016, deixou o Mulheres após ser contratada pelo SBT, onde passou a apresentar o Fofocando ao lado de Leão Lobo. Permaneceu no programa quando o mesmo mudou de nome para Fofocalizando no ano seguinte e continua na apresentação atualmente.

Trabalhos na TV

Ano Título Personagem / Função Notas
1987 – 1989 TV Mix Apresentadora e humorista Como Condessa Giovanna
1990 – 1994 Rá-Tim-Bum ET Zero
1992 Mundo da Lua Conselheiro real Ep: "O Dono do Mundo da Lua"
1990 – 1996 Show de Calouros Jurada Como Condessa Giovanna
2001 – 2016 Mulheres Co-apresentadora Como Mamma Bruschetta
2002 Spa TV Fantasia Participação Especial
2011 – 2014 Jogo dos Pontinhos Participante
2016 – 2017 Fofocando Apresentadora
2016 – Atual Teleton
2017 – Atual Fofocalizando