FANDOM

Maria Júlia Coutinho (conhecida também como Maju Coutinho) é uma jornalista e apresentadora.

Trajetória

Maria Júlia Coutinho Portes nasceu em São Paulo no dia 10 de Agosto de 1978. Formou-se em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e foi estagiária da Fundação Padre Anchieta. Passou por vários cargos na instituição até se tornar repórter.

Estreou como apresentadora em 2005 no Jornal da Cultura. Posteriormente foi transferida para a bancada do Cultura Meio-Dia. Em 2007 migrou para a Globo, onde começou como repórter. A partir de 2013, tornou-se apresentadora da previsão do tempo dos telejornais da emissora.

Em 2015, foi designada para apresentar ao vivo a previsão do tempo no Jornal Nacional, diretamente de São Paulo. O cargo lhe trouxe notoriedade e popularidade. No mesmo ano foi alvo de comentários racistas na internet, o que causou forte repúdio dos telespectadores e da equipe do JN. Em apoio a jornalista, foi lançada a campanha #SomosTodosMaju, que teve ampla repercussão na mídia.

Ainda em 2015, passou a fazer parte do rodízio de apresentadores do SPTV, Em 2016, foi eleita pelo jornal O Globo como a personalidade do ano na categoria "Segundo Caderno/+TV" e recebeu o Prêmio Faz Diferença.

Em 2017, tornou-se apresentadora eventual do Jornal Hoje. Em 2018, passou a apresentar o Saia Justa no GNT e o Papo de Almoço na Rádio Globo. Em 2019, estreou como apresentadora eventual do Jornal Nacional, tornando-se a primeira mulher negra a ancorar o telejornal, e também como apresentadora eventual do Fantástico.

Em Setembro de 2019, deixou a apresentação da previsão tempo e estreou como apresentadora titular do Jornal Hoje, substituindo Sandra Annenberg. No ano de sua estreia, ganhou o prêmio Melhores do Ano na categoria Jornalismo. Maria Júlia comanda sozinha o telejornal e ocupa esse cargo atualmente.

A apresentadora é casada desde 2010 com o publicitário Agostinho Paulo Moura.

Trabalhos na TV

Ano Título Função
2005 – 2006 Jornal da Cultura Apresentadora
2006 – 2007 Cultura Meio-Dia
2013 – 2014 Globo Rural Previsão do Tempo
2013 – 2015 Bom Dia SP
2013 – 2015 Bom Dia Brasil
2014 – 2015 Hora Um
Jornal Hoje
2014 – 2019 Jornal Nacional
2015 – 2019 SPTV
2016 – Atual Criança Esperança Apresentadora do Mesão da Esperança
2017 – 2019 Jornal Hoje Apresentadora Eventual
2018 Saia Justa Apresentadora
2019 – Atual Jornal Nacional Apresentadora Eventual
Fantástico
2019 – Atual Jornal Hoje Apresentadora