FANDOM

Mestre do Sabor é um talent show de culinária da Globo. Apresentado por Claude Troisgos, estreou em 10 de Outubro de 2019.

O Programa

Definido pela própria emissora como um programa de formato original e exibido nas noites de quinta-feira, o reality promove uma competição entre chefs de cozinha experientes que mostram seus talentos elaborando pratos que valorizam a culinária nacional e são avaliados por um time de jurados. Um dos competidores se consagrará como o "Mestre do Sabor" e levará para casa o prêmio de R$250 Mil.

A apresentação é do chef Claude Troisgros, que tem ao seu lado no programa o seu fiel escudeiro, o chef João Batista. Os três jurados, os "mestres", são os chefs Leo Paixão, Kátia Barbosa e José Avillez. A temporada é dividida em seis fases.

Na fase de seleção, o "Prato de Entrada", cada competidor prepara um prato de escolha própria. Os jurados experimentam os pratos, mas sem saber quem os preparou. Individualmente, eles decidem se o candidato merece uma vaga no seu time. Mas se mais de um mestre aprovar o candidato, ele pode escolher para qual time ir. Ao final dessa fase, cada time fica com oito participantes cada.

A fase "Na Pressão" é dividida em duas. No "Menu Confiança", os times se enfrentam entre si cozinhando um menu completo e com a orientação dos Mestres. E quem avalia os pratos é o próprio apresentador. Na "Batalha dos Cucas", os chefs cozinham individualmente e são avaliados pelos Mestres que decidem quem permanece ou não na competição. Na fase de "Duelos", os chefs cozinham em dupla em uma espécie de "mata-mata", e aquele que se sai melhor permanece na disputa.

Em seguida, na fase "Na Balança", que é dividida em duas rodadas, os chefs são avaliados individualmente. Na primeira rodada, eles elaboram um prato e decidem quem passa para a Semifinal. Aqueles que não passaram, vão para a segunda rodada e são avaliados novamente, no mesmo esquema. A Semifinal é dividida em duas etapas. Na primeira, o apresentador novamente avalia os pratos e escolhe dois participantes para a Final. Na segunda, são os Mestres que avaliam e escolhe mais dois participantes para a Final. A fase Final é dividida em duas etapas e define o campeão do reality que leva o grande prêmio.