FANDOM

Nos Tempos do Imperador é a 95ª e próxima novela das 18h da Globo. Livremente inspirada em acontecimentos reais durante o Segundo Reinado do Brasil Império. Escrita por Alessandro Marson e Thereza Falcão, com colaboração de Julio Fischer, Mônica Sanches, Duba Elia, Wendell Bendelack e Lalo Homrich, direção de Guto Arruda Botelho, Alexandre Macedo, Pablo Muller, Joana Antonaccio e Caio Campos, direção geral de João Paulo Jabur e direção artística de Vinícius Coimbra.

Estreia em 2021, substituindo a reprises de Novo Mundo, Flor do Caribe respectivamente, que por sua vez substituiram Éramos Seis, e sendo substituída por Além da Ilusão.

Com Selton Mello, Mariana Ximenes e Letícia Sabatella, Gabriela Medvedovski, Michel Gomes, Alexandre Nero, Vivianne Pasmanter e Guilherme Piva nos papéis principais.

Enredo

A história começa em 1856, cerca de três décadas após a independência do Brasil. O Imperador D. Pedro II (Selton Mello) trabalha pelo progresso do país e vive um casamento de aparências com a Imperatriz Tereza Cristina (Letícia Sabatella), com quem tem duas filhas: Isabel (Giulia Gayoso) e Leopoldina (Bruna Griphao).

Após sentir seu país ameaçado depois de um encontro inesperado com o general Solano Lopez (Roberto Birindelli), comandante das tropas do Paraguai, ele decide preparar sua filhas para assumir as responsabilidades da realeza. Para isso, ele convida Luísa (Mariana Ximenes) para para ser a preceptora das princesas. Ela, a Condessa de Barral, é uma mulher a frente de seu tempo, casada com Eugênio (Thierry Tremouroux), primo de D. Pedro. O imperador se apaixona fortemente pela condessa, o que provoca várias reviravoltas em sua vida.

Paralelamente há a história de Pilar (Gabriela Medvedovski). Ela é uma jovem que para um convento ainda criança, crescendo cercada cercada de livros, e sonha em estudar medicina. Ela é filha do coronel Eudoro (José Dumont) e irmã de Dolores (Daphne Bozaski), que ficou em casa e cresceu reprimida, sem vaidade e sem saber ler e escrever. Ao voltar para casa, descobre que foi prometida por seu pai ao político Tônico (Alexandre Nero), um homem mal-caráter que trama um golpe de estado contra Dom Pedro II. Com isso, ela foge e encontra Jorge (Michel Gomes), por quem se apaixona.

Jorge é um escravo fugitivo, que mais tarde passa a se apresentar como Samuel. E que nem imagina ser filho bastardo do Coronel Ambrósio (Roberto Bonfim), que por sua vez é pai de Tônico. Luisa acaba apresentando Pilar e Samuel à D. Pedro e isso motivará o Imperador a lutar junto com eles pelo Brasil, atendendo os anseios da população e defendendo a integralidade do país.

Por conta da fuga de Pilar, Dolores é dada em casamento para Tonico, e acaba sofrendo maus-tratos do marido. Ele não desiste de perseguir obsessivamente sua antiga noiva e ainda deseja punir Samuel. O casal ainda enfrenta outro empecilho: Zayla (Heslaine Vieira), filha de Cândida (Dani Ornellas) e Olu (Hoji Fortuna), donos da comunidade Pequena África, que acolhe negros alforriados. Ela também gosta muito de Jorge e está disposta a fazer de tudo para prejudicar Pilar.

Elenco

Ator/Atriz Personagem
Selton Mello Dom Pedro II, Imperador do Brasil
Mariana Ximenes Luísa Margarida de Barros, Condessa de Barral
Gabriela Medvedovski Pilar Villar
Michel Gomes Jorge de Sá / Samuel Rocha
Alexandre Nero Antônio Rocha (Tonico)
Heslaine Vieira Zayla Maquemba
Daphne Bozaski Dolores Villar
Letícia Sabatella Teresa Cristina de Bragança, Imperatriz do Brasil
Thierry Tremouroux Eugênio de Barros, Conde de Barral
João Pedro Zappa Nélio Pindaíba
Vivianne Pasmanter Germana Ferreira
Guilherme Piva Licurgo Ferreira
José Dumont Coronel Eudoro Villar
Vera Holtz Carlota Maria Pindaíba (Lota)
Luís Melo João Batista Pindaíba (Batista)
Roberta Rodrigues Lupita
Gabriel Fuentes Bernardo Pindaíba
Giulia Gayoso Isabel de Bragança, Princesa Imperial do Brasil
Bruna Griphao Leopoldina de Bragança, Princesa do Brasil
Roberto Bonfim Coronel Ambrósio Rocha
Dani Ornellas Cândida Maquemba
Hoji Fortuna Olu Maquemba
Maria Clara Gueiros Vitória Milmann Martinho
Augusto Madeira Joaquim Martinho Filho (Quinzinho)
Dani Barros Clemência Martinho
Lu Grimaldi Lurdes
Cassio Pandolfi Nicolau
Bel Kutner Celestina
Jackson Antunes Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias
Mary Sheila Abena Nilaja
Alan Rocha Balthazar Nilaja
Cinara Leal Justina
Maicon Rodrigues Guebo Nilaja
Daniel Dal Farra Capitão Borges
Raffaele Casuccio Nino Sorrento
Gabriel Vidal
Antônio Guilherme
Igor Cruz
Jullia Roque
Ellen Novais
Theo Atay

Participações especiais

Ator/Atriz Personagem
Roberto Birindelli Francisco Solano López
Maria Carolina Basilio Pilar (criança)
DJ Amorim Tonico (criança)
Alana Cabral Zayla (criança)
Julia Freitas Dolores (criança)
Any Maia Isabel (criança)
Melissa Nóbrega Leopoldina (criança)
Theo de Almeida Quinzinho (criança)
João Victor Menezes Guebo (criança)