FANDOM

O Doutrinador é uma série de ação exibida no canal Space e idealizada pelo Universo Guará. Inspirada na HQ homônima criada por Luciano Cunha. A obra complementa os acontecimentos do filme de mesmo nome lançado em Novembro de 2017. Com roteiro de Gabriel Wainer, Luciano Cunha, L.G. Bayão, Rodrigo Lages e Guilherme Siman, e direção de Fábio Mendonça. Estreia em Agosto de 2019.

Com Kiko Pissolato,  Samuel de Assis, Tainá Medina, Nicolas Trevijano, Du Moscovis, Carlos Betão, Tuca Andrada, Natália Lage e Helena Ranaldi nos papéis principais.

Sinopse

Miguel Montessant (Kiko Pissolato) é um agente federal da "D.A.E." ("Divisão Armada Especial") que vive na fictícia cidade de Santa Cruz, altamente treinado e perito em armas. Sua vida muda após passar um grande trauma, ele parte para uma jornada pessoal de vingança e de justiça com as próprias mãos.

Ao assumir a identidade do "Doutrinador", um vigilante mascarado que caça e extermina corruptos com requintes de crueldade, Miguel tem como objetivo combater uma quadrilha de políticos bandidos que tomaram a frente da política brasileira e passaram a governar o país de acordo com os próprios interesses.

A série complementa o conteúdo apresentado no filme que foi lançado nos cinemas em 2018, exibindo cenas totalmente exclusivas e inéditas em relação ao longa-metragem.

Elenco

Ator/Atriz Personagem
Kiko Pissolato Miguel Montessant (O Doutrinador)
Tainá Medina Nina
Samuel de Assis Edu
Carlos Betão Antero Gomes
Nicolas Trevijano Diogo
Eucir de Souza Deputado Djalma Dias
Marília Gabriela Ministra Marta Regina
Eduardo Moscovis Sandro Corrêa
Natália Lage Isabela Montessant
Tuca Andrada Tenente Siqueira
Natallia Rodrigues Penélope
Helena Ranaldi Julia Machado
Lucy Ramos Marina Sales
Helena Luz Alice Montessant

Produção

O Doutrinador foi uma webcomic criada em 2013 pelo cartunista Luciano Cunha, inspirado pelos protestos que aconteciam pelo Brasil naquele ano. Tendo como base uma ideia criada pelo próprio em 2008, mas que ficou engavetada por cinco anos. As HQs lançadas no Facebook, que mostravam um justiceiro que usava máscara de gás e capuz e que tinha como alvo políticos da vida real, rapidamente se tornaram um sucesso. A página do quadrinho alcançava mais de 20.000 Seguidores e levou à Editora Redbox lançar comercialmente o seu primeiro volume encadernado no mesmo ano.

Ainda em 2013, foi anunciado que a obra ganharia uma versão cinematográfica em parceria com a Downtown Filmes e a Paris Filmes. Em Janeiro de 2018, foi anunciado que, além do longa, haveria uma série que seria exibida pelo canal Space em 2019. A produção foi iniciada no segundo semestre de 2017 e finalizada em 1 de Abril de 2018. Tanto o filme quanto a série foram produzidas em conjunto, tendo sido gravadas mais de 7 horas de cenas. O projeto teve captou o total previsto de R$ 8 Milhões e teve um orçamento de R$ 14 Milhões. Gustavo Bonafé ficou responsável pela direção do filme enquanto Fábio Mendonça ficou com a direção da série. O longa foi oficialmente lançado em 1 de Novembro de 2018, após vários adiamentos na data de estreia.

Para evitar problemas com processos, a equipe optou por ambientar a história na fictícia cidade de "Santa Cruz", em contrapartida às HQs que traziam nomes de políticos e personalidades reais. A obra teve como locação diversos pontos como o Teatro Municipal de São Paulo (que reuniu cerca de 200 figurantes), o viaduto do chá e o estádio Itaquerão.

O ator Kiko Pissolato, que interpreta o personagem-título, dispensou o uso de dublês em quase todas as cenas. Era realmente ele mesmo usando o uniforme do vigilante (feito e adaptado pela figurinista Flavia Lhacer) e realizando as sequências de luta. A exceção ficou apenas para as cenas de Parkour que foram feitas por Vance Poubel, ex-participante do reality Exathlon Brasil.