FANDOM

Plantão da Globo é o boletim extraordinário da Rede Globo. Ele interrompe a programação da emissora para informar notícias de última hora, na maioria das vezes que pode interessar a sociedade. Ele pode ser apresentado por qualquer apresentador dos telejornais da Rede Globo, porém, recentemente a maioria é apresentado pela âncora do Jornal Nacional, Renata Vasconcellos.

É o extra mais antigo e conhecido do Brasil, tendo noticiado quase todos os principais acontecimentos da história nos últimos anos.

Diferente do G1 Em 1 Minuto, o plantão normalmente não é anunciado ou esperado, pois traz informações de última hora.

O plantão é feito em parceria com a Globo News, tanto na divulgação das notícias ao mesmo tempo, quanto na área técnica.

História

Sua primeira exibição foi em 2 de abril de 1982, como Plantão JN ou Plantão do Jornal Nacional, divulgando informações sobre a Guerra das Malvinas. O formato atual, com a atual vinheta e características, foi exibido pela primeira vez em 19 de agosto de 1991, divulgando informações sobre uma tentativa de golpe de estado na União Soviética.

Curiosidades

  • As imagens do plantão já foram usadas por outros boletins extras internacionais, como o Breaking News da CNN, na ocasião do sequestro de um ônibus 174 no Rio de Janeiro, e o acidente envolvendo um avião da TAM em São Paulo.
  • O plantão é conhecido por seu tema de abertura e encerramento, normalmente sendo conhecido por ser um estraga prazeres por interromper a programação para informar normalmente tragédias.