FANDOM

O Prêmio TVPédia Brasil é uma premiação anual simbólica organizada pela TVPédia Brasil com a intenção de eleger os melhores da televisão brasileira em diversas categorias. A primeira edição aconteceu entre novembro e dezembro de 2016.

O Prêmio

Organizado todo final de ano (geralmente entre novembro e dezembro) desde 2016, onde a TVPédia Brasil lança uma votação aberta ao público, que elege os melhores da televisão brasileira no ano que passou. A premiação é simbólica e atualmente não tem valor material.

A votação conta com diversas categorias, que podem sofrer alterações a cada edição, dependendo do contexto televisivo em determinado ano. Os indicados (atualmente seis em cada categoria) são escolhidos pela própria administração da TVPédia. A votação geralmente dura cerca de um mês e o resultado com os vencedores costuma ser divulgada nos primeiros dias do ano seguinte na wiki, em um texto especial no blog e em um artigo próprio.

A proposta do Prêmio TVPédia Brasil é reconhecer os nomes que se destacaram no cenário televisivo no ano que passou. Valorizando e respeitando a diversidade do conteúdo nacional organizando uma votação democrática, seja na TV Aberta, TV por Assinatura ou Streaming. E de certa forma, deixar registrado os programas e artistas que simbolizaram determinado ano na TV.

Histórico e Produção

Partindo de um desejo antigo da administração da TVPédia Brasil desde que ela foi lançada, o Prêmio TVPédia Brasil foi lançado oficialmente em novembro de 2016. A primeira edição, que serviu como um teste para avaliar o sucesso do projeto, contou com 22 categorias, cada uma contou com cinco indicados. O resultado foi divulgado em 3 de Janeiro de 2017. Com a boa recepção, a TVPédia continuou a promover a realização da premiação nos anos seguintes.

A segunda edição, feita entre 2 de Dezembro de 2017 e 2 de Dezembro de 2018, contou com 24 categorias, duas a mais que no ano anterior. Dentre as novas categorias estava a de "Melhor Revista Eletrônica" e a categoria para Apresentadores de Programas sem auditório tornou-se duas, uma para Apresentadoras e outra para Apresentadores. Na terceira edição, feita entre 1 de Dezembro de 2018 e 2 de Dezembro de 2019, para deixar a votação mais democrática e justa, as categorias (que permaneceram as mesmas do ano anterior) passaram a ter seis indicados.

Na quarta edição, realizada entre 2 de Dezembro de 2019 e 2 de Janeiro de 2020, outra significativa mudança aconteceu. A votação contou com 21 categorias, três a menos que no ano anterior. As categorias de "Revelação do Ano" foram fundidas em uma só, e o mesmo aconteceu com as categorias de Apresentadores de Programas sem auditório. Também houve o retorno da categoria para Programas de Entretenimento, resultado da junção das categorias para Programas sem Auditório e Revistas Eletrônicas.

Categorias

Atuais

  • Melhor Novela (2016-Atual)
  • Melhor Série, Minissérie ou Supersérie (2016-Atual)
  • Melhor Ator Principal de Novela (2016-Atual)
  • Melhor Atriz Principal de Novela (2016-Atual)
  • Melhor Ator Coadjuvante de Novela (2016-Atual)
  • Melhor Atriz Coadjuvante de Novela (2016-Atual)
  • Melhor Ator de Série, Minissérie ou Supersérie (2016-Atual)
  • Melhor Atriz de Série, Minissérie ou Supersérie (2016-Atual)
  • Melhor Programa de Auditório (2016-Atual)
  • Melhor Programa Humorístico (2016-Atual)
  • Melhor Programa de Entrevistas ou Talk Show (2016-Atual)
  • Melhor Reality Show ou Talent Show (2016-Atual)
  • Melhor Programa de Entretenimento (2016-Atual)
  • Melhor Apresentador de Programa de Auditório (2016-Atual)
  • Melhor Apresentadora de Programa de Auditório (2016-Atual)
  • Melhor Apresentador ou Apresentadora de Entretenimento (2016 / 2019 - Atual)
  • Melhor Telejornal (2016-Atual)
  • Melhor Programa Jornalístico (2016-Atual)
  • Melhor Programa Esportivo (2016-Atual)
  • Melhor Apresentador ou Apresentadora de Telejornal (2016-Atual)
  • Revelação do Ano (2019-Atual)

Anteriores

  • Melhor Revista Eletrônica de Variedades (2017-2018)
  • Melhor Apresentador de Programa sem Auditório (2017-2018)
  • Melhor Apresentadora de Programa sem Auditório (2017-2018)
  • Revelação Feminina (2016-2018)
  • Revelação Masculina (2016-2018)

Edições

Vitórias e Indicações por Emissora

Somado as quatro edições, 27 emissoras e canais já tiveram pelo menos uma indicação. Dentre elas, 9 emissoras abertas, 15 canais pagos e 3 serviços de streaming, Até o momento 7 emissoras e canais levaram o prêmio, dentre 5 emissoras abertas e 2 canais pagos.

Canal Vítórias Indicações
Globo 72 269
SBT 9 62
Multishow 4 9
Band 3 23
RecordTV 2 69
SporTV 1 5
Cultura 1 4
RedeTV! 0 24
Netflix 0 12
Gazeta 0 8
GloboNews 0 7
Globoplay 0 5
TV Aparecida 0 4
GNT 0 4
ESPN Brasil 0 4
Space 0 3
HBO 0 2
MTV 0 2
FOX Sports 0 2
Universal TV 0 2
Rede Vida 0 1
FOX 0 1
Viva 0 1
Comedy Central 0 1
TNT 0 1
Sony 0 1
PlayPlus 0 1