FANDOM

O Programa Livre foi um conhecido programa de auditório do SBT. Exibido entre 19 de Agosto de 1991 e 22 de Dezembro de 2001. Inicialmente apresentado por Serginho Groisman e posteriormente por Otávio Mesquita, Ney Gonçalves Dias, Márcia Goldschmidt, Lu Barsotti, Christina Rocha e Babi Xavier.

O Programa

Produzido em um estúdio cuja plateia se posicionava em forma de arena e era composta por jovens, o programa entrevistava diversas personalidades que se destacaram ou eram assunto no momento, que respondiam perguntas do apresentador e da plateia. Também recebia diversos cantores e bandas nacionais e internacionais de sucesso no momento que se apresentavam no palco, anunciavam seus próximos shows e CDs e divulgavam o telefone para contato.

Além disso, o Programa Livre tinha diversos quadros. Dentre gincanas, brincadeiras, quadros de humor e paródia feitos com pessoas da plateia.

História

Estreou em 19 de Agosto de 1991, fazendo parte das dez estreias que o SBT promoveu naquela época em comemoração aos 10 anos de existência da emissora. Serginho Groisman havia saído da Cultura onde apresentava o Matéria Prima, programa esse que serviu de base para o Programa Livre.

Voltado para o público jovem, o programa marcou pelas entrevistas com diversos famosos (que podiam responder perguntas da plateia) e também pelas apresentações musicais de artistas nacionais e internacionais. Foi nessa atração que Renato Russo se apresentou pela última vez. Em algumas oportunidades durante a semana, dois entrevistados participavam de um jogo com perguntas e respostas valendo pontos. Alguns quadros também fizeram muito sucesso como o "Beijo, Abraço ou Aperto de Mão" que promovia encontros de casais ao vivo, em quadro onde as pessoas podiam imitar celebridades.

Inicialmente gravado nos estúdios da emissora na Vila Guilherme, era exibido nas tardes de segunda à sexta e ao vivo. A partir de 1996, passou a ser gravado nos estúdios do CDT Anhanguera em Osasco. Em 1999, Serginho Groisman deixa o SBT após ser contratado pela Globo. Com isso, a partir de 13 de Setembro de 1999, o programa ganhou o comando de Ney Gonçalves Dias, Márcia Goldschmidt, Lu Barsotti, Christina Rocha e Otávio Mesquita, que se revezavam na apresentação a cada dia.

Em 3 de Janeiro de 2000, o programa é transferido para a 0h30 de segunda à sexta e Babi Xavier (recém saída da MTV Brasil) estreia como apresentadora única e fixa. Posteriormente, tornou-se uma atração semanal, exibida nos sábados à tarde na faixa "Sábado Bom". Mas como as mudanças não surtiram efeito na audiência, o Programa Livre saiu do ar. A última edição foi em 22 de Dezembro de 2001.

Por ser um programa que fez história no SBT, foram várias as vezes em que houveram especulações na mídia sobre um suposto retorno. Em 2012, Alexandre Frota, que na época era Diretor de Novos Projetos da emissora, anunciou que iria resgatar a atração, Que estrearia em Março do mesmo ano, sendo exibida nos fins de tarde. André Vasco estava cotado para ser o novo apresentador após alguns testes. Depois, cogitou-se que o programa seria exibido aos sábados junto com o Passa ou Repassa que também voltaria. Porém, o retorno não aconteceu e André Vasco acabou indo para a Band. Embora o Passa ou Repassa tenha retornado no ano seguinte, como um quadro do Domingo Legal.