FANDOM

O Quiz TV foi um CallTV independente produzido pela EsoTV, subsidiaria Brasil Interactive Media. Estreou em meados de 2010. Foi exibido pela MTV Brasil, Esporte Interativo, Rede Gazeta e Terra Viva.

O Programa

A proposta do Quiz TV era simples. Aparecia um desafio na tela e o apresentador convencia o telespectador a ligar para o número para falar ao vivo.

O Telespectador ligava para um número, no qual ele deveria participar de um jogo, onde ele tem que confirmar se tal afirmação é verdadeira ou falsa. O participante deveria pontuar o máximo possível pois aquele com o maior número de pontos entre os participantes, era escolhido para falar ao vivo e responder o desafio.

Os desafios eram sempre os mesmos. Envolvendo palavras, números e imagens. Não há informações exatas sobre a estreia do programa. Especula-se que tenha sido no primeiro semestre de 2010.

Produção

Curiosamente, neste período, a EsoTV produzia dois CallTVs ao mesmo tempo, o Quiz TV e o Super Game. Enquanto que o Super Game era exibido à tarde, o Quiz TV era exibido pela noite e madrugada. Apesar do Hyper QI já ter sido exibido nas tardes.

Ambos os programas não tinham nenhuma diferença entre si. O mesmo cenário, os mesmos apresentadores, o mesmo grafismo e até o mesmo número de telefone. Em outras palavras, se tratava do mesmo programa, mas com dois nomes e aberturas diferentes.

Polêmicas

Como todo CallTV, o Quiz TV não escapou de críticas e polêmicas. Foram muitas as denúncias sobre a procedência da atração. Muitos telespectadores afirmaram que o programa era uma fraude. Inclusive, circulava pela internet um "dossiê" sobre os CallTVs. Nesse dossiê, são explicados as farsas da atração e especula-se que essas produções fazem parte de uma "quadrilha" internacional.

Porém a maior polêmica não foi essa. E sim sobre a transmissão do programa pela MTV Brasil. Em 2008, o Grupo Abril resolve lançar o sinal da emissora para as parabólicas. Anos depois, para custear o aluguel do sinal, o grupo resolve vender parte dos horários do canal. O primeiro "programa independente" exibido foi de um televendas de veículos usados.

Em meados de 2010, o Super Game e o Quiz TV invadiram a programação da MTV Brasil no satélite. Das 14h às 17h ia ao ar o Super Game, e das 19h às 22h ia ao ar o Quiz TV. O problema era que para exibir as atrações, o sinal da emissora era "cortado", pois o sinal não era cedido para as produções independentes. Com isso programas como o 15 Minutos e o Fiz na MTV não eram exibidos na parabólica, pois em seu lugar eram exibidos as atrações independentes.

Durante a época de eleições, a situação piorou. Pois por causa do horário político, os dois programas tinham que se encaixar na programação. Com isso, o Furo MTV não era exibido, e o Acesso MTV e o MTV Movie Awards não foram exibidos na íntegra. Tal atitude revoltou os fãs da emissora, que não pouparam em demostrar sua indignação nas redes sociais. A polêmica foi tanta que chegou até nos estúdios da MTV. Os programas de humor satirizavam a situação como forma de protesto. A VJ Marimoon, demonstrou seu repúdio no Twitter.

Durante um intervalo VMB 2010, Marco Bianchi apareceu satirizando a situação ao apresentar um CallTV fictício. No Comédia MTV, teve o "Quiz da Fernandona" com Tatá Werneck. O público que assistia a MTV na parabólica cobravam dos VJs e diretores alguma explicação sobre o fato. E no final, acabaram sem nenhuma resposta por parte do canal.

Fim

No final de 2010, o Quiz TV e Super Game foram substituídos pelo Smart Quiz e Turbo Quiz respectivamente. Por determinação da justiça e pressão do público, no dia 1º de Janeiro de 2011, os CallTVs já não eram mais exibidos pela MTV Brasil.