FANDOM

O RJTV (ou RJ1 e RJ2) é o bloco de jornalismo local (Praça TV) da Globo Rio. Lançado em 1983, a primeira edição é apresentada por Mariana Gross e a segunda por Ana Luíza Guimarães.

História

O Praça TV, assim como o Bom Dia Praça, foi lançado em 3 de Janeiro de 1983. O RJTV estreou nesse dia junto com outros telejornais locais como o SPTV, MGTV e NETV. A edição noturna (que mais tarde seria a "2ª Edição"). Estreou sob o comando de Berto Filho, com apenas dez minutos de duração e dividido em três blocos.

A edição vespertina ("1ª Edição") estreou seis meses depois, em Julho. Essa edição saiu do ar em 1989 e retornou em 6 de Abril 1992, sob o comando de Marcos Hummel.

Entre 19 de setembro de 1983 e 24 de março de 1989, o RJTV — assim como outras versões locais — tinha uma terceira edição. Era exibida após o Jornal da Globo e era dividido em três blocos. O primeiro trazia as últimas notícias locais e o segundo era focado em política, economia e esportes.

A partir de 22 de janeiro de 2018, seguindo o modelo do SPTV, o jornal foi reformulado. Além das mudanças no grafismo (que ganhou GCs mostrando as manchetes do dia, a hora e a temperatura), as edições passaram a se chamar também RJ1 e RJ2.

Na TV Rio Sul

A TV Rio Sul, afiliada da Globo com sede na cidade de Resende, produz a sua própria versão local do RJTV. Cobrindo as notícias da região sul e centro-sul do estado do Rio de Janeiro. A primeira edição é apresentada por Fernanda Monteiro, e a segunda por Diego Gavazzi.

Cronologia de Apresentadores

1ª Edição (RJ1)

2ª Edição (RJ2)

Eventuais