FANDOM

A Rede Aparecida (ou TV Aparecida), é uma das mais conhecidas redes de televisão religiosas voltadas para o público católico. Com sede em Aparecida - SP, foi fundada em 8 de Setembro de 2005. Hoje, é considerada pela ANATEL, uma das 14 maiores emissoras de TV do Brasil.

História

De uma iniciativa da Igreja Católica, a TV Aparecida foi criada pela Fundação Nossa Senhora Aparecida, que mantém a Rádio Aparecida. A Fundação conseguiu a concessão do canal 58 UHF de Aparecida.

O canal entrou no ar primeiramente em 7 de Setembro de 2004, apenas para a região. Porém, o canal só entrou para todo o Brasil em 8 de Setembro de 2005, um ano depois.

No mesmo ano, inicialmente, a Rede Vida chegou a retransmitir parte da programação do canal. Em 11 de Setembro, passou a gerar a missa de domingo das 8h da TV Cultura. Em 11 de outubro, transmitiu ao vivo, junto com outras TVs Católicas, o 1º Show pela Paz e Solidariedade, realizado no pátio Papa João Paulo II, na área sul do Santuário Nacional.

Em abril de 2007, o Sistema TV Paulista, antiga rede de Gugu Liberato, passa a retransmitir a TV Aparecida. No mesmo ano, o canal passa a ter sinal em São Luís, João Pessoa, Florianópolis e Fortaleza. Em agosto de 2009, o canal contrata Olga Bongiovanni, que fica por pouco tempo. Em 2010, a Fundação lança o portal A12. Em 23 de Agosto de 2010, em parceria com a TV Canção Nova, realiza o primeiro debate presidencial feito por emissoras católicas e promovido pela CNBB. Ato repetido nos anos seguintes.

Em 2013, o canal passa a fazer parte do Line-Up das grandes operadoras de TV por Assinatura. Com a lei criada pela ANATEL que obriga as operadoras de DTH a transmitirem o sinal das 14 maiores redes de TV do Brasil (que a TV Aparecida está inclusa), o canal passa fazer parte da grade de operadoras como Claro TV, GVT, e principalmente, Sky. No mesmo ano, a emissora começa a migrar sua programação para a TV Digital. Também realizou uma grande cobertura da visita do Papa Francisco ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude.

Em 2014, Claudete Troiano estreia no canal com o programa Santa Receita. Em 2017, foi a vez de Maria Cândida estrear com o programa Manhã Leve. No mesmo ano, o canal realizou uma grande cobertura das festividades em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Programas

Links

Emissoras de TV Aberta

GloboSBTRecordTVBandRedeTV!GazetaCNTRBTV
NGTIdeal TVUlbraTV DiárioRede21RBARede FamíliaRBIMeio Norte

Jornalismo e Esporte
Record NewsRIT Notícias

Religiosos
Católicos: Rede VidaRS21AparecidaEvangelizarTV NazaréCanção NovaPai Eterno
Protestantes: RITCJCMundialGênesisRede GospelNovo TempoRede SuperPlenitudeBoas Novas
Outros: TV Mundo MaiorBoa Vontade TVRCI

Jovem e Música
Top TVUnião

Televendas
PolishopShoptime

Agronegócio
Canal RuralAgroBrasil TVCanal do BoiAgro CanalConexão BRTerra Viva

Estatais, Públicas e Educativas
CulturaTV BrasilTV Brasil 2TV JustiçaTV SenadoTV CâmaraCanal Saúde
TV EscolaFuturaRede MinasSescTVTVCE-Paraná • TVEs (BAESRSALMS)