Wiki TVPédia Brasil
Advertisement
Wiki TVPédia Brasil

A Rede Legislativa de Rádio e TV é composta por emissoras de rádio e televisão do Poder Legislativo federal, estadual e municipal. Lançada oficialmente em 2012, é encabeçada pela TV Câmara e TV Senado.

A Rede

Foi criada em 17 de outubro de 2012, pelo Ato da Mesa nº 52 da Câmara dos Deputados. Consiste em formar parcerias com casas legislativas estaduais e municipais para a transmissão em TV aberta e rádio com sinal gratuito, ampliando o número de transmissores e o alcance de público, com menor custo de compartilhamento de canais e infraestrutura. A coordenação da rede funciona em Brasília, na Secretaria de Comunicação da Câmara dos Deputados.

Com essa parceria, na TV digital, o canal concedido ao Poder Legislativo (6MHz) tem o recurso de multiprogramação. Permitindo transmitir a TV Câmara (nacional), a TV Senado, a TV Assembleia do Estado e a TV Câmara do município. No rádio, a frequência FM transmite a Rádio Câmara (nacional) e a rádio parceira local, com ambas compartilhando a grade de programação. A Rede Legislativa de TV está no ar em 59 cidades, com 65 emissoras participantes (e a Rede de Rádio está presente em 12 cidades). Para que o Ministério das Comunicações indique um canal de rádio ou televisão para a rede, é preciso encontrar uma faixa livre no espectro de radiofrequência na localidade. Diversos canais estão em implantação e centenas já foram solicitados pelas casas legislativas.

Advertisement