FANDOM

A Rede Minas (anteriormente Canal Minas) é uma rede de televisão pública inaugurada em 1984. Retransmite a programação da da TV Brasil e da Cultura.

A Emissora

De cunho cultural e educativo, é considerada a terceira maior emissora de TV pública do país. Contando com afiliadas dentro e fora do estado de Minas Gerais. Além da programação própria, exibe programas da TV Brasil, TV Cultura, TVT, Deutsche Welle e TAL - Televisão América Latina. Vários de seus programas próprios são exibidos em outras emissoras como a Cultura, TV Brasil e TV Rá Tim Bum.

História

Foi criada pelo decreto nº 23.807, de 14 de agosto de 1984, na gestão do governador Tancredo de Almeida Neves e do Secretario de Estado de Cultura José Aparecido de Oliveira. Inaugurada em 8 de dezembro de 1984, pelo canal 9 VHF de Belo Horizonte, o jornalista Guy de Almeida foi o diretor da implantação.

Na época o sinal abrangia alguns municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Sua programação inicial ia ao ar das 18h à 0h, retransmitindo simultaneamente a programação da TVE Brasil. No ano seguinte, estreavam as primeiras produções locais.

Ainda na década de 80, o sinal da emissora cresceu graças a instalação de um link de micro-ondas que ligava Belo Horizonte ao Sul de Minas. Em 1987, já contava com 17 horas e meia diárias de programação. A partir de 1990, passou a transmitir também a programação da TV Cultura. Em 1993, a Lei 11.179 reorganizou a Fundação TV Minas Cultural e Educativa, transformando-a em fundação pública, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira.

Em 1995, passou a se chamar Rede Minas. Em abril de 1998 passou a ser transmitida via satélite e por com 336 retransmissoras, Em 2010, a emissora podia ser vista em 80% dos municípios mineiros. Em 2016, foi sancionada a lei que cria a Empresa Mineira de Comunicação, projeto que integra a Rádio Inconfidência com a Rede Minas..

Emissoras de TV Aberta

GloboSBTRecordTVBandRedeTV!GazetaCNTRBTV
NGTIdeal TVUlbraTV DiárioRede21RBARede FamíliaRBIMeio Norte

Jornalismo e Esporte
Record NewsRIT Notícias

Religiosos
Católicos: Rede VidaRS21AparecidaEvangelizarTV NazaréCanção NovaPai Eterno
Protestantes: RITCJCMundialGênesisRede GospelNovo TempoRede SuperPlenitudeBoas Novas
Outros: TV Mundo MaiorBoa Vontade TVRCI

Jovem e Música
Top TVUnião

Televendas
PolishopShoptime

Agronegócio
Canal RuralAgroBrasil TVCanal do BoiAgro CanalConexão BRTerra Viva

Estatais, Públicas e Educativas
CulturaTV BrasilTV Brasil 2TV JustiçaTV SenadoTV CâmaraCanal Saúde
TV EscolaFuturaRede MinasSescTVTVCE-Paraná • TVEs (BAESRSALMS)