FANDOM

Repórter Brasil é o principal telejornal da TV Brasil. No ar desde 2007, atualmente é apresentado por Luciana Barreto, Marcelo Castilho, Pedro Pontes e Katiuscia Neri.

O Jornal

Exibido diariamente, vai ao ar em duas edições. A matinal às 9h, é apresentado por Luciana Barreto e Marcelo Castilho direto dos estúdios do Rio de Janeiro. E a noturna às 20h30, é apresentado por Pedro Pontes e Katiuscia Neri direto dos estúdios de Brasília.

História

Estreou em 3 de dezembro de 2007, uma segunda-feira, um dia depois do início das transmissões da TV Brasil. Substituindo o Edição Nacional da TVE Brasil e o Repórter Nacional da NBR. Inicialmente era apresentado por Lincoln Macário e Natália Pereira na edição matutina e por Luiz Lobo (em Brasília), Luciana Barreto (no Rio de Janeiro) e Florestan Fernandes Jr. (em São Paulo) na noturna. No começo, a edição noturna apresentava um quadro de entrevistas ao vivo, que costumava ser mais longo que os dos outros telejornais.

Luiz Lobo, que também era editor-chefe, foi demitido em abril de 2008 poucas horas antes de uma edição noturna ir ao ar. A diretora de jornalismo, Helena Chagas, alegou que o afastamento aconteceu por incompatibilidade do profissional. O jornal Folha de S. Paulo, noticiou que o jornalista acusava o Palácio do Planalto de fazer interferência no telejornal da emissora.

O jornal sofreu reformulações em 3 de Junho de 2013, com modificações nos horários do telejornal. A edição matutina, que antes era apresentada às 8h00, passou a ser vespertina, apresentada ao meio-dia. Essa edição matutina, anteriormente apresentada em São Paulo por Katiuscia Neri, passou a ser apresentada por Luciana Barreto no Rio de Janeiro, enquanto Katiuscia foi para Brasília apresentar a edição noturna do telejornal ao lado de Guilherme Menezes.

Em 2016, com as reformulações na programação da emissora, o telejornal muda de horário novamente. Passa a ser exibido ás 13h e 19h45. Com Pedro Pontes no comando da edição noturna. Em 19 de fevereiro de 2018, novos horários: às 9h e às 20h. Em 12 de novembro de 2018, Marcelo Castilho passa a dividir a bancada com Luciana Barreto a apresentação da edição matinal.