FANDOM

Ronnie Von (nome artístico de Ronaldo Nogueira) é um cantor e apresentador.

Trajetória

Ronaldo Nogueira nasceu em Niterói em 17 de Julho de 1944. Filho de Noly Nogueira e de José Maria Nogueira, estudou na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, mas interrompeu o curso quando tinha 18 anos. Aos 19 anos, casou-se com Aretuza e teve dois filhos: Alessandra e Ronaldo. O casamento durou 12 anos.

Seu nome artístico completo é Ronaldo Lindenberg Von Schilgen Cintra Nogueira (que muitos colocam erroneamente como seu nome verdadeiro), e surgiu quando ele já era adulto. Segundo ele, seria uma homenagem à segunda mulher de seu avô, mas também dizem que seria uma homenagem à família Lindenberg Von Schilgen, que eram seus amigos.

Sua carreira de cantor se iniciou na época da Jovem Guarda, embora nunca tivesse participado do programa que levava esse nome, fazendo sucesso cantando as músicas "A Praça" e "Meu Bem", Apresentou na Record em 1966 o programa O Pequeno Mundo de Ronnie Von, onde interpretava um personagem baseado no livro "O Pequeno Príncipe". Com isso, acabou ganhando de Hebe Camargo o apelido de príncipe, no qual ficou conhecido. A atração se destacava por receber artistas diferentes daqueles que o Programa Jovem Guarda costumava receber.

Como cantor, em toda a sua carreira, vendeu mais de 10 milhões de discos, inclusive em outros países. Nos anos 70 apresentou o Ronnie Von Especial e atuou na novela Cinderela 77, ambos da Tupi. Em 1995, publicou o livro "Mãe de Gravata", em que relata sua experiência de ficar com a guarda dos filhos após a separação. Esse livro originou um programa de mesmo nome, exibido entre 1999 e 2000, apresentado por ele na CNT e Gazeta, e posteriormente na Rede Mulher. Em 2004, estreou no comando do Todo Seu. Um programa inicialmente matinal, que se tornou noturno em 2005 e matutino em 2019. Ronnie deixou a Gazeta ainda em 2019, quando seu programa saiu do ar.

Em julho de 2014, a Editora Planeta lançou a sua biografia, "Ronnie Von: O Príncipe que podia ser rei", escrita por Antonio Guerreiro e Luiz Cesar Pimentel. No cinema, atuou em vários filmes, sendo a maioria entre os anos 60 e 80. Desde 1986, está casado com Maria Cristina Mestres Rangel, a Kika Von. Com ela, teve seu terceiro filho, Leonardo;

Trabalhos na TV

Ano Título Cargo / Personagem Nota
1965 Brazilian Beatles Club Participante
1966 Corte Rayol Show Quadro: "Calouros"
1966–1968 O Pequeno Mundo de Ronnie Von Apresentador
1967 Ronnie & Ronaldo Especial
1968–1969 Ronnie Von e os Alegres Companheiros
1968 Ronnie Von e o Robot Especial
1968 Ronnie Von Especial Especial
1969 A Menina do Veleiro Azul Vinícius
1969–1970 Assim Caminha a Juventude Apresentador
1977 Cinderela 77 Príncipe Cid Baluarte III (Cid Balu)
1977–1981 Ronnie Von Especial Apresentador
1981 O Amor É Nosso Ele mesmo Cap. de 23/10/1981
1985 A Gata Comeu Giordano Valentin Cap. de 15/04/1985
1990 Romeu e Julieta Páris Especial
1991–1992 Sinal de Vida Apresentador
1999–2002 Mãe de Gravata
2004–2019 Todo Seu