FANDOM

SBT Folia é a cobertura que o SBT faz do Carnaval, produzida em parceria com a TV Aratu (afiliada da rede na Bahia). Transmitida desde 2011, atualmente é apresentado por Helen Ganzarolli, Nadja Haddad e Léo Sampaio.

A Cobertura

Transmite essencialmente o Carnaval de Salvador. Essa transmissão é feita diretamente de dois estúdios, um no ponto do circuito Barra-Ondina e o outro na praça principal do circuito Campo Grande. A cobertura consiste em exibições nas madrugadas da emissora nos dias de Carnaval, exibindo os shows dos trios elétricos ao vivo ou em VT, além de flashes durante a programação. A transmissão é comandada por apresentadores e repórteres do SBT e da TV Aratu.

Histórico e Produção

Desde sua inauguração, e durante três décadas, o SBT costumava "desprezar" o Carnaval em sua programação. Servindo como uma alternativa para o público que preferia fugir da folia. Isso mudou a partir da década de 2010, quando a emissora decidiu investir na cobertura do Carnaval de Salvador, visando o bom faturamento que a festa proporciona. Assim como ocorre com o Band Folia, feito pela Band desde os anos 90.

A primeira edição ocorreu em 2011, lançando mão de um grande time de apresentadores para a transmissão. Celso Portiolli, Eliana, Carlos Nascimento e André Vasco foram alguns dos que fizeram parte da equipe naquele primeiro ano. Em 2012, a cobertura se ampliou para a transmissão dos Desfiles das Escolas de Samba do Grupo de Acesso do Rio de Janeiro, e dos Desfiles das Campeãs de São Paulo e Rio de Janeiro. O que só ocorreu naquele ano. Em 2015, cogitou-se o fim da cobertura, pelo fato da transmissão não ter alcançado os resultados naquele ano. Porém, isso não aconteceu, e a cobertura seguiu nos anos seguintes. Além da tradicional transmissão, o especial também produz reportagens e matérias humorísticas comandados por artistas da casa, como Milene Pavorô, Tiago Barnabé e Matheus Ceará.

Desde sua estreia, o SBT Folia sempre amargou baixos índices de audiência em São Paulo, assim como ocorre com o Band Folia. Em algumas oportunidades, chegou a ocupar o quarto lugar no IBOPE, empatando com a RedeTV!. Contudo, a cobertura cumpre sua missão de proporcionar um bom faturamento às emissoras, o que justifica a insistência do SBT e Band com as transmissões.

Equipe

Apresentadores

Nacional

Local

Antigos