FANDOM

O SPTV (ou SP1 e SP2) é o bloco de jornalismo local (Praça TV) da Globo São Paulo. Lançado em 1983, a primeira edição é apresentada por César Tralli e a segunda por Carlos Tramontina.

As edições

Exibido de segunda à sábado, é produzido pela Globo São Paulo e transmitido para a sua área de cobertura. Segue o estilo padrão do Praça TV, assim como outros telejornais locais.

A primeira edição (SP1) é exibido às 12h e é apresentado por César Tralli, focado na prestação de serviço e em entrevistas. A segunda edição (SP2) é exibida às 19h10 e é apresentado por Carlos Tramontina, traz as principais notícias da capital paulista e de outras cidades e as informações sobre trânsito no momento.

Em eventuais ausências dos titulares, Carlos Tramontina também é apresentador eventual do SP1, enquanto César Tralli é apresentador eventual do SP2.

História

O Praça TV, assim como o Bom Dia Praça, foi lançado em 3 de Janeiro de 1983. O SPTV estreou nesse dia junto com outros telejornais locais como o RJTV e MGTV. A primeira edição substituiu o bloco local do Jornal Hoje que era exibido na época. E a segunda edição substituiu o Jornal das Sete, que até então era o padrão de jornal local da Globo. O slogan do bloco nos anos 80 era "A Notícia de São Paulo".

Entre 19 de setembro de 1983 e 24 de março de 1989, o SPTV — assim como outras versões locais — tinha uma terceira edição. Era exibida após o Jornal da Globo e era dividido em três blocos. O primeiro trazia as últimas notícias locais e o segundo era focado em política, economia e esportes.

Em 7 de julho de 1990, foi substituído pelo São Paulo Já. Apresentado por Carlos Nascimento, o jornal contava com vários diferenciais. O principal era a cobertura do noticiário nacional e internacional, já que a primeira edição ocupava o horário do Jornal Hoje entre 1992 e 1994. O SPTV retornou em 1 de Abril de 1996, e os dois blocos passaram a ter focos diferentes.

Chico Pinheiro foi o apresentador que ficou mais tempo no comando da primeira edição. Começou em 1998, chegando a dividir a bancada com Mariana Godoy (entre 1998 e 2000). Patrícia Poeta (entre 2000 e 2002), Sandra Annenberg (entre 2002 e 2003) e Carla Vilhena (entre 2003 e 2010). Carla, que era casada com Chico, ficou até 2010 quando o casal se separou. Mariana Godoy a substituiu, retornando ao jornal e ficando até Setembro de 2011. Foi nesse período que Chico Pinheiro também se despediu da bancada, César Tralli entrou em seu lugar e comanda essa edição sozinho até os dias atuais.

Já Carlos Tramontina comanda a segunda edição desde 1998, e está até os dias de hoje. Sendo o jornalista com mais tempo de bancada no jornal. No primeiro ano, dividiu a apresentação com Débora Menezes, que ficou pouco tempo.

A partir de 12 de Maio de 2008, os telejornais paulistanos da Globo passaram a ser exibidos em um estúdio panorâmico. Localizado no último andar do Edifício Jornalista Roberto Marinho, no bairro de Vila Cordeiro, próximo ao Brooklin, De onde é possível visualizar a ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira, a Marginal Pinheiros e o Centro Empresarial Nações Unidas (CENU).

Em 8 de Maio de 2017, o jornal foi reformulado. Além das mudanças no grafismo (que ganhou GCs mostrando as manchetes, a hora e a temperatura), as edições passaram a se chamar também SP1 e SP2. A intenção da emissora era tornar o jornalistico um programa "multiplataforma", não apenas restrito à TV. Esse padrão foi adotado por outros jornais do Praça TV posteriormente.

Cronologia de apresentadores

Titulares

Primeira Edição (SP1)

Segunda Edição (SP2)

Eventuais

Atuais

Anteriores

Previsão do Tempo

Eventuais