FANDOM

Santa Missa em Seu Lar (ou Santa Missa com Padre Marcelo) é o mais antigo programa exibido pela Globo. No canal desde 1965, é atualmente comandado pelo Padre Marcelo Rossi e pelo D. Fernando Figueiredo.

O Programa

É uma transmissão ao vivo da Missa realizada todo domingo de manhã no Santuário Mãe de Deus em São Paulo, e comandada pelo Padre Marcelo Rossi. Trata-se do programa mais longínquo da história da Globo, no ar desde a sua fundação.

História

A Santa Missa, na verdade, estreou na TV Excelsior do Rio (Canal 2), ficando no ar entre 1963 e 1968. Na Globo, estreou em 2 de Maio de 1965, seis dias após a fundação da emissora.

Sendo exibida apenas para o Rio de Janeiro, passou a ser exibida nacionalmente em 4 de Fevereiro de 1968. sendo celebrado pelo então arcebispo do Rio de Janeiro Dom Jaime de Barros. A missa contava sempre com a participação das religiosas da Congregação das Carmelitas Servas dos Pobres.

Durante muitos anos, a emissora tinha duas versões. A transmitida e exibida no Rio de Janeiro, mais antiga, que ficou no ar até 30 de Março de 2008. E a transmitida em São Paulo que passou a ser exibida nacionalmente em 29 de Junho de 2001 (e a partir de 2008, exibida também no Rio), comandada pelo Padre Marcelo Rossi. Contudo, não é exibida em algumas regiões cujas afiliadas transmitem suas próprias versões locais como a RBS TV, ou simplesmente não transmitem como a NSC TV. Mas chegou a ser exibida pela TV COM a partir de 1998. O Viva também chegou a retransmitir a missa horas depois da exibição ao vivo na TV Aberta, entre 24 de Outubro de 2010 e 2017.