FANDOM

A Sessão da Tarde é uma das mais tradicionais e duradouras sessões de filmes da TV Brasileira. Exibida às tardes pela Globo de segunda a sexta, a sessão estreou em 5 de Março de 1974.

A Sessão

A Sessão da Tarde é exibida de segunda à sexta, após o Jornal Hoje. Geralmente apresenta filmes de comédia, romance e aventura. De vez em quando filmes de ação e drama. Por conta da classificação indicativa, a maioria dos filmes exibidos são para um público-alvo mais infantil.

História

Estreou sucedendo a extinta Sessão das 2. A primeira vez que a sessão foi ao ar com abertura foi em 11 de Março de 1974, seis dias após a estreia. O filme de estreia foi diferente em cada região. Enquanto em São Paulo foi ao ar o filme "Oito e Meio", no Rio de Janeiro foi exibido "Os Perigos de Paulina". Durante esta década, era muito frequente a faixa exibir longas dos anos 50. [1]

Durante os Anos 80 e parte da de 90 era muito comum a exibição de filmes dirigidos por Jerry Lewis, tendo feito inclusive até "festivais" com filmes do diretor. Além muito comum a sessão exibir filmes de Xuxa Meneghel e dos Trapalhões. Com o tempo, a sessão passou a exibir cada vez mais filmes que já foram ao ar pela Tela Quente anteriormente. Entre 1977 e 2000, havia uma interrupção para a exibição do Festival de Férias nos meses de janeiro e julho.

Certos filmes são classificados como "Clássicos" da Sessão, por serem reprisados muitas vezes. Entre os filmes considerados clássicos, são eles: "Curtindo a Vida Adoidado", "Os Goonies", "Esqueceram de Mim", "Matilda", "Edward Mãos de Tesoura", "Loucademia de Polícia", "Milagre na Rua 34", "Dirty Dancing - Ritmo Quente", "Ghost - Do Outro Lado da Vida", "Um Príncipe em Nova York", entre muitos outros. Também não dá para não citar o filme "A Lagoa Azul" que é sempre lembrado pelos telespectadores por suas muitas exibições na sessão. Muitos desses filmes já deixaram de ser exibidos no horário, por causa da classificação indicativa.

É muito comum assimilar a Sessão da Tarde às suas famosas chamadas que eram veiculadas durante os anos 90 e 2000. Onde eram usadas frases com jargões repetitivos e bregas como "uma galera da pesada apronta altas confusões", "em clima de azaração", "fazem coisas que até Deus duvida", entre muitos outros. Circula no YouTube desde 2006 o Vídeo "Confusão na Sessão da Tarde" em que mostra a palavra "confusão" sendo dita em diversas chamadas.

Já teve uma fase interativa. Em uma semana de julho de 2008, o telespectador pôde votar na internet o filme que passaria no dia seguinte. Da mesma forma como ocorria no extinto Intercine. Isso se repetiu em 12 de Outubro de 2015.

Desde o início da década de 2010, foram muitos os rumores sobre uma possível saída do ar. Em 2013, a sessão não vinha marcando boa audiência. Chegou a perder diversas vezes para as novelas mexicanas reprisadas pelo SBT. Por conta disso, começaram a vir os rumores de que a sessão seria extinta. Surgiram boatos de que no lugar, viria um segundo horário de reprise de novelas no Vale a Pena Ver de Novo, a volta da Sessão Aventura, ou um programa ao vivo. Mas nada disso foi confirmado.

Em 7 de Outubro de 2013, a sessão ganhou uma vinheta nova, e também incrementou as chamadas. Em Goiás, Distrito Federal e Espírito Santo, onde a audiência era mais crítica, a emissora inverteu os horários. A Sessão da Tarde começou a entrar entre o Vídeo Show e o Vale a Pena Ver de Novo. Em 17 de fevereiro de 2014 essa "inversão" passou a ser oficial em todo o país. Os rumores sobre o fim sempre continuaram. Sites de notícias já especularam que a emissora cogitaria extinguir a faixa para dar lugar a uma outra faixa de reprises de novela, ou para qualquer outra produção.

A emissora anunciou em 21 de Fevereiro de 2018 no Twitter que o filme mais exibido na faixa era "Ghost - O Outro Lado da Vida". Com 25 exibições sendo a primeira em 1993. Em segundo lugar, o icônico "A Lagoa Azul" com 20 exibições, sendo a primeira em 1987[2]. O filme nacional de maior sucesso é o "O Menino da Porteira", que conquistou dois dígitos de audiência nas duas vezes em que passou, em 2012 e 2013.

Com o fim do Vídeo Show em Janeiro de 2018, a sessão passou a ser exibida mais cedo, indo ao ar após o Jornal Hoje, de maneira temporária. Nesta época, os boatos sobre a extinção voltaram a surgir. Com a estreia de um programa apresentado por Fernanda Gentil e a mudança de horário do Encontro com Fátima Bernardes, diversas notícias saíram na mídia especulando o futuro fim da faixa.

Produção

Em 29 de Janeiro de 2013, foi anunciado a exibição do filme "O Cachorro Bombeiro" nas chamadas e no site da emissora. Porém, o filme exibido foi "Ninguém Segura Esses Fantasmas". O Motivo, era que o filme anunciado poderia dar alusão ao incêndio na Boate Kiss que matou centenas de jovens dois dias antes. No dia 6 de Novembro do mesmo ano, depois de um jejum de quase 3 anos, a sessão voltou a exibir o clássico "A Lagoa Azul". A exibição do filme causou bastante repercussão nas redes sociais e continua causando quando é exibida.

Exibiu em 16 de Abril de 2018 o longa "Mister Brau - O Filme" que exibiu de maneira compacta os momentos das três primeiras temporadas da série Mister Brau para promover a estreia da quarta temporada que estrearia na semana seguinte. [3]

Referências

  1. Símbolo da relação da TV com o público, Sessão da Tarde completa 45 anos — Fábio Costa (Observatório da Televisão)
  2. Com 25 exibições, saiba qual o filme mais reprisado pela Globo na "Sessão da Tarde" - NaTelinha
  3. 'Mister Brau' vira filme especial para TV - Quem